Picarelli e secretário paranaense do Codesul discutem estratégias para o Parlasul

Imagem:
14/05/2008 - 12:02 Por: João Humberto    Foto: João Chaves

O secretário do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) no Paraná, Santiago Martin Gallo, recentemente se reuniu com o deputado Maurício Picarelli (PMDB), presidente do Parlasul (Parlamento do Sul), para solicitar uma maior participação de seu Estado junto ao Parlamento, que agrega as assembléias legislativas de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo Gallo, que é secretário regional do Codesul no Paraná há seis anos, o Conselho paranaense quer uma harmonização das políticas públicas que regem os quatro Estados envolvidos no Parlamento. “Nossa idéia é propor junto ao Parlasul a criação de uma associação inter-parlamentar sul do Brasil e norte da Argentina”, confidenciou Santiago.

A participação da sociedade civil nos assuntos ligados ao Mercosul, em especial das cidades, é uma sugestão de avanço que Santiago que propôs à Picarelli, já que atua também como secretário da Comissão Parlamentar do Mercosul.

“Nossa intenção é de que o Codesul, juntamente com o Parlasul, promovam debates visando a integração dos legislativos estaduais, bem como dos legislativos municipais, objetivando as eleições diretas do Parlamento do Mercosul, programadas para 2010”, informou Gallo.

Picarelli argumentou que esses temas são de interesse dos legislativos estaduais e propõem a devida integração, principalmente nas fronteiras. A revalidação de diplomas estrangeiros, bem como o livre atendimento médico a pessoas estrangeiras no Brasil e brasileiros nas fronteiras são assuntos que também devem ser enfocados em breve pelo Parlasul.

Santiago Martin Gallo ainda explicou que as prefeituras e os Estados devem ter livre acesso aos recursos do Focen (Fundo de Convergência Estrutural), como os R$ 100 milhões que o Mercosul disponibiliza para projetos sociais, em especial de assistência às economias de países pobres como Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Durante reunião, Picarelli aproveitou para convidar Santiago e a secretária executiva do Parlasul, Lídia Maria Ribas, a participarem da XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, que acontece no dia 29 de maio em Fortaleza (CE). No evento, acontecerá o ato de integração do Paraguai ao Parlamento.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.