Declaração de La Paz será discutida na Capital em reunião do Parlasul e CBC

Imagem: Evento faz parte de reuniões conjuntas entre CBC e Parlasul, presidido por Picarelli
Evento faz parte de reuniões conjuntas entre CBC e Parlasul, presidido por Picarelli
02/07/2008 - 15:25 Por: João Humberto    Foto: Rene Lues

O Ministério das Relações Exteriores realiza na sexta-feira (04/07), reunião de discussão sobre o corredor interoceânico, às 9 horas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo. O corredor é uma conexão rodoviária interoceânica através de uma rota totalmente pavimentada que permitirá o trafego entre os portos de Arica e Iquique, no Chile, os Departamentos de La Paz, Oruro, Cochabamba e Santa Cruz, na Bolíva, os Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo e o porto de Santos, no Brasil.

O corredor é resultado de um acordo firmado em 16 de dezembro de 2007, entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Evo Morales (Bolívia) e Michelle Bachelet (Chile), através da ‘Declaração de La Paz’. Para que essa conexão se concretize, o único trecho rodoviário que ainda necessita ser concluído encontra-se na região oriental do território boliviano, no Departamento de Santa Cruz, entre as cidades de Pailón e Puerto Suarez – esta última já na fronteira com Mato Grosso do Sul.

Conforme a Declaração de La Paz, o corredor será inaugurado no primeiro semestre de 2009, em Puerto Suárez, com a presença dos presidentes dos três países. O corredor é constituído por 2.550 quilômetros de estradas no território brasileiro, somados a 3.350 quilômetros na Bolívia e no Chile e vai impulsionar a integração que levará desenvolvimento à populações interioranas da América do Sul.

Para divulgar o corredor e promover discussões de temas relativos ao seu funcionamento é que o secretário-geral das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães e o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, realizam a reunião. Estarão presentes autoridades do Brasil, Bolívia e Chile, além de representantes de diversas áreas, visando o intercâmbio de informações sobre as condições de operação do corredor.

O evento margeia as reuniões conjuntas entre Parlasul (Parlamento do Sul) – órgão que agrega as assembléias legislativas de MS, PR, SC e RS – e o CBC (Comitê Organizador do Fórum do Corredor Bioceânico Central), que começam nesta quinta (03/07) e terminam na sexta-feira, na Capital.

O Parlasul é presidido pelo deputado Maurício Picarelli (PMDB), que assinou no dia 30 de maio, durante a VII Reunião do Fórum do Corredor Bioceânico Central da América do Sul, em Assunção (Paraguai), documentos que integram e formalizam acordo de cooperação entre o Parlasul e o Fórum CBC.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.