Acordos e compromissos selam encontro do Parlasul e CBC em Campo Grande

Imagem:
08/07/2008 - 11:44 Por: João Humberto e Ana Maria Baggio    Foto: Tião Guimarães

O presidente do Parlasul (Parlamento do Sul), deputado Maurício Picarelli (PMDB), foi reconduzido a presidência da entidade pelo fórum qualificado de parlamentares que, em Campo Grande, participaram de reuniões de trabalho voltadas à integração da América do Sul. As atividades conjuntas realizadas pelo Parlasul e CBC (Comitê Coordenador do Fórum do Corredor Bioceânico Central) – que trouxe ao país a expressiva representação parlamentar do Chile, Uruguai, Paraguai e da Argentina – foram realizadas na semana passada na Capital.

As reuniões contaram com a expressiva participação do presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Jerson Domingos (PMDB) e do governador do Estado, André Puccinelli (PMDB).

O deputado Renato Hinnig (PMDB/SC) destacou o apoio que o presidente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, deputado Júlio Garcia (DEM/SC) – 2º vice-presidente do Parlasul – tem dado às iniciativas voltadas ao fortalecimento do parlamento e integração sub-regional no continente.

Os trabalhos da reunião trilateral sobre o Corredor Rodoviário Interoceânico foram abertos pelo governador André Puccinelli, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo. Em seguida, aconteceu uma palestra com o secretário-executivo dos Transportes, Paulo Passos, seguida da apresentação dos trabalhos pelas delegações estrangeiras e autoridades.

Os trabalhos conduzidos pelo Itamaraty contaram com a participação dos embaixadores e delegações do Chile, da Bolívia e do Brasil.

Integração – Capitaneados por Picarelli, os parlamentares da região Sul e do CBC visitaram a sede da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), quando conversaram com o presidente Luiz Fernando Buainain. Os deputados formalizaram convite aos empresários para participarem de uma rodada de negócios, durante a reunião do Parlasul que se realiza em novembro, em Montevidéu, no Uruguai.

Buainain destacou as potencialidades de Mato Grosso do Sul, em que 52 projetos de usinas hidroelétricas estão em construção. Ainda observou que o pilar da arrecadação está alicerçado no comércio, que representa 65% do PIB (Produto Interno Bruto).

O empresário falou aos parlamentares sobre a importância do Corredor Bioceânico Central e disse que os acordos entre Parlasul e CBC são decisivos para que haja integração entre todos os Estados e países envolvidos, favorecendo assim as exportações e abrindo oportunidades de comércio para toda América do Sul.

Facilitar a transação comercial entre os países membros, reduzindo a pesada carga tributária que recai sobre o setor produtivo – 37 a 47% – foram temas pontuais que receberam o apoio dos deputados. O senador Osvaldo Chesini, da província de Entre Rios, na Argentina, reiterou o apoio total do governo do seu país e o compromisso com a conclusão das obras do corredor bioceânico central.

O deputado Daniel Peña, do Uruguai, afirmou que seu país tem interesse no intercâmbio comercial bilateral, uma vez que existem oportunidades e benefícios para os dois lados. Representando o Chile, o deputado Ricardo Aliaga Cruz, presidente da Comissão Internacional da Região de Valparaíso, reiterou a importância do Corredor Bioceânico Central, que liga por terra o Atlântico ao Pacífico; essencial para a integração comercial, cultural, econômica e humana.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.