Picarelli sugere entendimento entre reitor e acadêmicos da UFMS nas eleições

Imagem:
12/08/2008 - 15:37 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

O impasse que está acontecendo entre acadêmicos e o reitor Manoel Catarino Peró, no processo de eleição para a escolha do novo nome à reitoria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), pautou parte da sessão desta terça-feira (12/08) na Assembléia Legislativa. O deputado Maurício Picarelli (PMDB) alegou que “é preciso abrir espaço para se negociar”.

Um dos líderes do comitê de ocupação, o estudante do 2º ano de História, Sérgio Anastácio Souza Júnior, 26 anos, defendeu o voto paritário para definir a lista tríplice, durante pronunciamento feito na Assembléia. Ele alegou que a luta acadêmica é pela defesa da democracia e a UFMS tem caminhado na contramão do avanço da democracia.

Na instituição, o voto dos 700 professores tem peso de 70%, enquanto os 16 mil estudantes e os 2 mil técnicos administrativos dividem os 30% restantes. Para Picarelli, “não está existindo um mecanismo de democracia para se dialogar lá dentro. É preciso unanimidade no sentido de mudar esse quadro e por isso eu apelo para que o atual reitor negocie com os estudantes”, pontuou Picarelli.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.