Encontro reúne parlamentares e empresários em Montevidéu

Imagem:
12/11/2008 - 11:07 Por: João Humberto e Ana Maria Baggio    Foto: João Chaves

O encontro parlamentar empresarial “Oportunidades e Negócios” reunirá em Montevidéu, Uruguai, nos dias 13 e 14, parlamentares e empresários brasileiros, uruguaios e argentinos. O evento tem iniciativa do Parlasul (Parlamento do Sul), presidido pelo deputado Maurício Picarelli (PMDB), no ano em que comemora 15 anos de fundação.

A Câmara de Representantes e a Comissão de Assuntos Internacionais da República Oriental do Uruguai presididas, respectivamente, pelo deputado Alberto Perdomo e deputado Daniel Peña, também estão na frente da organização do evento. “Oportunidades e Negócios” esta sendo realizado com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Ministério de Turismo e Esporte do Uruguai e Instituto Uruguai XXI.

Está confirmada a palestra do senador Sérgio Abreu, sobre “Relações Econômicas e Conjuntura Atual”. O Parlasul integra os parlamentos dos três Estados do Sul e Mato Grosso do Sul, seis regiões da Argentina (Corrientes, Santa Fé, Formosa, Chaco, Misiones, e Entre Rios); o parlamento uruguaio e o Chile, através do Foro do Corredor Bioceânico Central. Estarão representados neste encontro os setores da indústria e do comércio, entre eles: automotivo, de laticínios, vestuário, agropecuário, imobiliário e dos transportes.

“Esta região, no conjunto, representa entre outros aspectos, 75% do PIB da América do Sul e expressiva concentração populacional”, observa o presidente do Parlasul, deputado Maurício Picarelli. Ele ressalta a importância do evento que fortalece vínculos entre povos irmãos, promove a integração, o desenvolvimento humano e econômico.

O parlamentar lembrou que ao participar do Codesul (Conselho de Desenvolvimento da Região Sul), os parlamentares do Parlasul contribuem com o poder executivo transformando em leis as demandas sociais, com a urgência que o momento histórico requer.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.