Encontro do Parlasul reúne parlamentares e empresários de MS em Montevidéu

Imagem:
18/11/2008 - 15:26 Por: Ana Maria Baggio    Foto: Arquivo

Superando expectativas, o Parlasul (Parlamento do Sul) encerrou no sábado (15/11), em Montevidéu, no Uruguai, o encontro parlamentar empresarial “Oportunidades e Negócios”, realizado no Salão de Festas do Palácio Legislativo, o mais importante e representativo do país onde está a sede oficial do Mercosul. Cento e vinte parlamentares e empresários participaram do evento iniciado dia 12.

Os trabalhos foram abertos pelo deputado Jaime Trovo, representando a Câmara de Representantes da República Oriental do Uruguai, ao qual o presidente do Parlasul e vice-presidente da UPM (União de Parlamentares do Mercosul), deputado Maurício Picarelli saudou em nome da delegação brasileira, representada pelos Estados do Sul do Brasil e de Mato Grosso do Sul.

“Nossas barreiras comerciais precisam estar mais ajustadas, nossos empresários precisam manter uma relação mais amistosa e intensa. Acreditamos que o crescimento de nossas nações e o aprimoramento das nossas bases somente serão atingidos com esforço mútuo e o desejo de vitória”, afirmou Picarelli.

O presidente da Comissão de Assuntos Internacionais do Uruguai, deputado nacional Daniel Peña, destacou a importância do evento que veio atender necessidades e anseios do setor empresarial em ampliar e fortalecer as parcerias comerciais com o Brasil. O senador Sérgio Abreu, ex-ministro das Relações Exteriores e da Indústria do Uruguai observou que a vocação integracionista é a forma pela qual nos relacionamos e entendemos, respeitando a autoderminação e a não intervenção dos povos.

“A integração ocorre com o nosso trabalho, produção e, sobretudo, com a compreensão. As leis da vida são as mesmas da integração, do relacionamento e da confiança mútua. Vamos trabalhar juntos, exportar e oferecer oportunidades de trabalho", afirmou Picarelli.

O presidente do Bloco Brasileiro da UPM, deputado Elizeu Mattos (PMDB/SC) reiterou a importância da contribuição mútua no amplo caminho da integração, e mais uma vez clamou por medidas que assegurem condições de trafegabilidade e segurança aos transportadores de cargas, que percorrem longos, íngremes e gélidos caminhos na Cordilheira dos Andes.

O secretário de Estado da Habitação de MS e deputado licenciado Carlos Eduardo Xavier Marun detalhou sobre as potencialidades de Mato Grosso do Sul. “O Brasil é a nova economia do mundo e se apresenta como uma alternativa segura a investimentos”, assegurou.

O deputado Junior Mochi (PMDB) reiterou que o Brasil está menos vulnerável a crise externa do que no passado. A solidez nas contas externas, o equilíbrio fiscal e a redução das contas públicas, asseguram ao país o crescimento sustentado, conforme explicou.

O representante da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro destacou a potencialidade do Estado, dotado de infra-estrutura e posição geográfica privilegiada. O atual presidente da Câmara e vice-prefeito eleito de Campo Grande, Edil Afonso Albuquerque falou sobre a importância da concretização do projeto de intercâmbio comercial.

O fundador da UPM, deputado Marco Peixoto (PP/RS) destacou a reforma política que tramita no Congresso Nacional e apontou o setor de comunicação, de energia, portuário, malha viária e incentivos fiscais, como pontos fundamentais a impulsionar e atrair novos investimentos. “Não queremos competir, queremos nos integrar, produzir, gerar riquezas e novos postos de trabalho”, argumentou.

O deputado Pedro Westphalen (PP/RS) informou que a governadora Yeda Crusius deve viajar a Montevidéu levando a contribuição do executivo às políticas integracionistas. O deputado estadual Alberto Oliveira (PMDB/RS) também se manifestou e, o representante da secretaria de Estado do Desenvolvimento, Eduardo Assunção apresentou o panorama sócio-econômico e políticas governamentais do Rio Grande do Sul.

Os parlamentares e empresários dos Estados de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul puderam interagir e conhecer a contrapartida oferecida pelo Uruguai nos negócios externos com regime de zona franca, remessas em qualquer moeda, legislação clara e política atrativa de incentivos.

O Chile se fez representar, pelo presidente da Comissão de Inserção Internacional, Ricardo Aliaga Cruz. Ao todo, cerca de cento e vinte empresários, parlamentares e autoridades participaram ativamente dos trabalhos realizados com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, do Instituto Uruguai XXI, Ministério do Turismo e do Exporte do Uruguai e do Instituto Uruguai XXI.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.