Picarelli apresenta relatório de encontro ocorrido no Uruguai

Imagem:
19/11/2008 - 10:50 Por: João Humberto    Foto: Arquivo

Na sessão desta quarta-feira (19/11), o deputado Maurício Picarelli (PMDB), presidente do Parlasul (Parlamento do Sul) – órgão que integra as assembléias legislativas de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul –, apresentou relatório das atividades da Delegação do Estado de MS referente ao Encontro Internacional Empresarial Parlamentar, realizado em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 12 e 14 de novembro.

O evento foi promovido pela Embaixada Brasileira do Uruguai em conjunto com a Câmara de Representantes Nacionais e pela Organização Uruguay XXI, com aportes especiais nas áreas de vestuário, indústrias: naval, farmacêutica, auto-peças, pesca, software, logística e transportes.

A Delegação de Mato Grosso do Sul contou com a participação dos deputados estaduais Maurício Picarelli, Junior Mochi e Akira Otsubo, do PMDB, Marcio Fernandes, do PSDB, Paulo Corrêa, do PR; do presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, vereador Edil Albuquerque (PMDB); vereadora Magali Picarelli (PMDB); vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, João Carlos Polidoro; diretor secretário da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro e do deputado estadual e secretário de Estado de Habitação Carlos Eduardo Xavier Marun.

Segundo Picarelli, a abertura aconteceu no Salão Nobre da Câmara de Representantes Nacionais. A mesa principal foi composta pelo deputado nacional Jaime Torvo, deputado Alberto Perdomo Gamarra, pelo presidente da Comissão de Assuntos Internacionais deputado Daniel Peña e por Picarelli. Após as saudações dos integrantes da mesa, foram abertos os trabalhos contando com a audiência de mais de uma centena de empresários representando a totalidade dos 19 departamentos uruguaios.

Foi exposto um painel referente às relações econômicas e conjuntura atual pelo ex-ministro das Relações Exteriores do Uruguai, senador Sérgio Abreu e pelo secretário de Habitação de MS, Carlos Marun. Depois, a comitiva seguiu para o Palácio de Salsa, onde foi recebida pelo ministro de Estado das Relações Exteriores do Uruguai, Gonzalo Fernandez.

Fernandez deixou claro que o Uruguai está disposto a trabalhar em parceria com o Brasil, inclusive servindo de interlocutor na renegociação do Tratado da Usina de Itaipu. O deputado ainda revelou que durante a reunião vários temas foram propostos pela delegação brasileira, como: logística dos portos, segurança social, unificação de aduanas, integração sub-regional e questões de fronteira.

O deputado Elizeu Mattos (PMDB/SC), presidente do Bloco Brasileiro da UPM (União de Parlamentares do Mercosul), também lembrou da necessidade da unificação da legislação de trânsito, integração das cooperativas médicas e de saúde e melhoria da malha rodoviária, aspecto bastante difundido pelo presidente da Federação dos Transportadores de Carga, Pedro Lopez.

A delegação ainda conheceu a Zonamérica, pólo logístico e de serviços do Uruguai, que é um parque de negócios e tecnologia, que trabalha com o regime de zona franca desde 1992. O parque agrega 250 empresas internacionais exportadoras de produtos, comportando hoje, 50 instituições financeiras instaladas entre um total de 850 empresas de renome internacional.

Junto à Chancelaria Brasileira, as delegações mantiveram acordos para a realização dos próximos encontros internacionais a serem realizados na Argentina e Chile, em datas a serem definidas pelas assembléias nacionais e câmara comum. Na oportunidade o embaixador do Brasil no Uruguai, José Eduardo Felício, recepcionou as delegações e destacou a importância das atividades empreendidas pelo Parlasul aos objetivos comuns do desenvolvimento e da integração.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.