Comitiva de MS é recebida por ministro das Relações Exteriores do Uruguai

Imagem:
20/11/2008 - 15:35 Por: Ana Maria Baggio    Foto: Arquivo

O presidente do Parlasul e vice-presidente da UPM (União de Parlamentares do Mercosul), deputado Maurício Picarelli (PMDB), e comitiva foram recebidos pelo ministro Gonzalo Fernandez, das Relações Exteriores do Uruguai, no Palácio Salga, durante o Encontro Internacional Empresarial Parlamentar, realizado em Montevidéu, entre os dias 12 e 14 de novembro.

“O Uruguai, nessa relação, está para trabalhar e servir. As iniciativas têm o apoio deste ministério”, garantiu Gonzalo Fernandes, às urgências postas à mesa pelas autoridades brasileiras. Propôs a ser um interlocutor na renegociação do tratado da usina de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai. “As crises são também oportunidades”, observou.

Temas pontuais sobre logística de portos, segurança social, unificação de aduanas a integração sub-regional, ligadas à questões de fronteira foram levantadas por Picarelli. O presidente do Parlasul mencionou acordos de cooperação e convênios que possam vir a beneficiar estudantes universitários que vivem em áreas de fronteira. Um exemplo clássico é o município brasileiro de Livramento (RS), integrado ao de Riviera, no Uruguai.

O deputado Elizeu Mattos (PMDB/SC), presidente do Bloco Brasileiro da UPM e vice-presidente da UPM internacional, reivindicou a necessidade da unificação da legislação de trânsito, unificação das aduanas, integração das cooperativas médicas e de saúde e melhoria da malha rodoviária em benefício a um contigente de 10 mil e 500 transportadores de cargas.

Vinte e uma mortes além de doenças e invalidez em profissionais dos transportes de carga que transportam valores, através da gelada cordilheira dos Andes foram registradas nos meses recentes. O presidente da Federação dos Transportadores de Cargas, Pedro Lopez, reiterou em diversas oportunidades a urgência das medidas em benefício a este importante setor.

Oferecer melhores condições de saúde e segurança a estes profissionais que percorrem as estradas promovendo o desenvolvimento será um dos temas do encontro que a UPM realizará de 16 a 18 de abril, em Florianópolis, conforme informou Mattos.

Zonamérica – Os participantes conheceram a Zonamérica, que trabalha sob o regime de zona franca desde 1992, oferecendo isenção de impostos e incentivos financeiros às empresas que lá se instalam. O parque de negócios agrega 250 empresas internacionais que exportam seus serviços ao mundo, nas mais diversificadas áreas.

Com alta tecnologia e robusta infra-estrutura, oferece serviços de alto valor agregado e soluções integradas para empresas mundiais. A Zona Franca comporta mais de 50 instituições financeiras instaladas entre um total de 850 empresas de renome internacional. Centro universitário, centro comercial e habitacional fazem parte de um complexo que atende as necessidades dos seiscentos profissionais que lá atuam.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.