Picarelli profere palestra sobre oportunidades à acadêmicos de química da UFMS

Imagem:
21/11/2008 - 13:17 Por: João Humberto    Foto: João Chaves

No dia 15 de outubro deste ano o curso de química da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) completou 27 anos. Desde então, o professor doutor Ivo Leite Filho vem desenvolvendo o programa Café com Química e Torradas, cujo objetivo é discutir temas atuais com os acadêmicos do curso, bem como com a comunidade em geral.

Já foram realizadas onze sessões, sendo que todas acontecem no Departamento de Química da UFMS, próximo ao Lago do Amor. A última sessão contou com a participação do deputado Maurício Picarelli (PMDB), que falou sobre oportunidades de mercado de trabalho e desenvolvimento acadêmico nos países do Mercosul.

O parlamentar falou sobre a falta de planejamento do governo do presidente George W. Bush, que ficou oito anos presidindo os Estados Unidos e disse que tudo o que acontece no respectivo país reflete no mundo todo. Ele confidenciou apostar no governo do presidente eleito Barack Obama, uma vez que este já afirmou querer um relacionamento aberto a diálogos com os países da América Latina.

Picarelli falou da viagem que fez, juntamente com uma comitiva de Mato Grosso do Sul, ao Uruguai, na semana passada. Ele esclareceu que o país é um celeiro na produção de pneus, no entanto, estes não estão podendo ser exportados e isso prejudica sobremaneira a economia local. Picarelli sugeriu que uma fábrica se instale em Campo Grande e com isso acabe gerando empregos.

Sobre oportunidades, o deputado disse aos acadêmicos que eles nunca devem parar de estudar e buscar coisas oportunas. “Vocês tem que procurar ser sempre os melhores em tudo. Não podem desanimar à primeira vista. Se vocês forem realmente capacitados, podem até conseguir empregos em outros países ou então serem disputados por grandes empresas”.

Numa avaliação sintética, o peemedebista falou que o Brasil é um dos melhores países para se viver. Segundo ele, a economia está estabilizada e o país não tem mais dívida externa, fator que permite o empréstimo de dinheiro a outros países.

Foram abordadas ainda questões relacionadas ao Parlasul (Parlamento do Sul) – órgão presidido por Picarelli e que integra as assembléias legislativas de MS, PR, SC e RS. Ao fim da palestra, o parlamentar explicou que “precisamos saber aproveitar nossas fronteiras”.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.