Picarelli representa Parlasul e Unale em reunião do Codesul em Foz do Iguaçu

Imagem:
27/03/2009 - 13:32 Por: João Humberto    Foto: João Chaves

O presidente do Parlasul (Parlamento do Sul), deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), participou de reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), ocorrida na quarta-feira (25), em Foz do Iguaçu (PR). Ele destacou a importância do Pacto Federativo para a nação brasileira e aprovou todas as moções assinadas pelos governadores André Puccinelli (PMDB), Roberto Requião (PMDB-PR), Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e Yeda Crusius (PSDB-RS).

Na ocasião, Picarelli também representou a Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais), que é presidida atualmente pelo deputado estadual César Halum (DEM-TO). O peemedebista fez questão de manifestar apoio à moção de repúdio a favor da governadora Ieda Crusius, que vem sofrendo constantes ataques pessoais em seu Estado, no momento em que existe certo contraste com o sucesso de sua gestão a frente do poder executivo do Rio Grande do Sul.

Durante o encontro, o governador André Puccinelli repassou a presidência do Codesul ao governador do Paraná, Roberto Requião. Em apoio a Puccinelli, Picarelli também consentiu com a aprovação de uma cooperação na área de segurança pública, através do Termo de Cooperação Policial, assinado durante a reunião. O termo tem por objetivo o compromisso de desenvolvimento de ações de segurança preventivas, ostensivas e repressivas, além de investigações e permuta de conhecimento sobre ação delituosa de criminosos no território abrangido pelos quatro Estados.

Ao manifestar concordância com esses e mais outros encaminhamentos dos governadores, Picarelli informou que pretende levar à próxima reunião do Codesul, marcada para o fim de maio, uma proposta de Moção sobre transporte de cargas nos Estados e, outra, sobre o Aquífero Guarani.

Resultados – Ao comentar o encontro do Codesul, Picarelli destacou o pronunciamento do vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, sobre a importante conquista do Estado de Santa Catarina, área declarada livre de febre aftosa sem vacinação, desejando que esta situação privilegiada seja alcançada também pelos Estados vizinhos.

Um termo de cooperação assinado pelos governadores do Codesul, durante a reunião, pretende viabilizar ações integradas através de uma rede de cooperação entre os APLs (Arranjos Produtivos Locais) de cada Estado-membro. APLs são grupos de empresas do mesmo ramo de atividades, atuando em conjunto. Picarelli também compactuou com a decisão.

Esta é a segunda vez que o presidente do Parlasul participa oficialmente da reunião do Codesul. A posição privilegiada do Parlasul é uma conquista que, ao aproximar os Poderes, agiliza o atendimento das demandas do executivo junto ao legislativo.

O Parlasul é um órgão que envolve as assembleias legislativas de MS e dos três Estados da região Sul.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.