Picarelli representa MS em encontro da UPM em Florianópolis

Imagem: O deputado é vice-presidente do Bloco Brasileiro da UPM.
O deputado é vice-presidente do Bloco Brasileiro da UPM.
07/05/2009 - 16:00 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), presidente do Parlasul (órgão que integra as assembleias legislativas de MS, PR, SC e RS), está representando o Estado, nessa semana, no encontro “Integração Sul-Americana”, realizado no Centrosul (Centro de Convenções Florianópolis). O evento que começa hoje está sendo coordenado pelo bloco brasileiro da UPM (União de Parlamentares do Mercosul).

Com tema envolvendo saúde nas questões aduaneiras e na legislação de trânsito, o encontro acontece para esclarecer parlamentares de vários Estados brasileiros e de outros países sobre problemas relacionados ao fechamento do túnel que liga Argentina ao Chile, na Cordilheira dos Andes, nos invernos.

Além de parlamentares do Brasil, representantes da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela também estão presentes no evento realizado na Capital de Santa Catarina.

A abertura do encontro será logo mais à noite, quando o presidente Lula receberá título de cidadão catarinense, outorgado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina e comenda outorgada pela Fetrancesc (Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de SC).

Picarelli, que também exerce a função de vice-presidente do Bloco Brasileiro da UPM, presidirá a Mesa, na manhã desta sexta-feira, durante o debate sobre “O Transporte Rodoviário de Cargas e a Legislação de Trânsito nos Países da UPM”.

Os painéis serão abordados pelo diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e presidente do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), Alfredo Peres da Silva; presidente da Comissão de Transportes da Câmara de Deputados da Província de Mendoza, na Argentina, deputado Juan D’Ávila; represente da NTC&Logística, engenheiro Neuto Gonçalves dos Reis e embaixadora Maria Teresa Infante Caffi, do Chile.

Durante a sexta também acontecerão debates relacionados à “Legislação de Trânsito para Veículos de Passeio e Integração Turística”, “Logística e o Transporte Rodoviário de Cargas e as Normas Aduaneiras nos Países da UPM”, “Integração no Atendimento Médico Hospitalar e a Unificação dos Planos de Saúde nos Países da UPM”.

Para Picarelli, os assuntos relacionados à saúde e ao transporte, em países que fazem parte da UPM nacional e internacional, são de grande relevância. “Existe uma conexão entre Mato Grosso do Sul, os estados da região sul e os países de fronteira. Se há algum problema, é necessário que debates sejam feitos e a partir disso, soluções sejam apresentadas para análise”.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.