Em escola da Capital, Picarelli fala sobre lei que previne bullying

Imagem:
01/07/2009 - 10:52 Por: João Humberto e Janaina Garcia    Foto: Janaina Garcia

Nessa segunda-feira, o deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) visitou a Escola Estadual Dona Consuelo Müller, no Jardim Jacy, em Campo Grande. O parlamentar palestrou a 300 estudantes do ensino médio noturno sobre uma lei de sua autoria que cria comissões antiviolência nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

A lei 3.364, de 22 de fevereiro de 2007, passou a estabelecer a criação do programa permanente de prevenção de acidentes e violência nas escolas estaduais, através da instalação de Comissões Internas. A medida visa prevenir os casos de bullying nas unidades escolares.

O bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir pessoas incapazes de se defender.Os “bullies” usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros.

Atualmente, o bullying vem sendo bastante praticado em escolas da Capital e interior. Através de insultos, ataques físicos repetidos, fofocas negativas, chantagem, expressões ameaçadoras, os agressores intimidam suas vítimas, fazendo com que muitas abandonem a escola.

Picarelli frisou que a Cipave (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) pode ser composta por representantes dos alunos, pais, professores, diretores e funcionários. A principal característica de trabalho das comissões, além de zelar pelo programa preventivo de acidentes e violência, é promover palestras junto à comunidade escolar expondo o planejamento e passando recomendações de medidas de proteção, acompanhando assim a sua implantação e execução.

“Como se não bastasse essa situação, muitos alunos são abordados por outros com violência, numa espécie de comando. Por isso essa lei pretende acabar com essa ditadura no meio escolar, propiciando um canal de comunicação entre estudantes, direção, professores e pais, para que todos juntos, somem esforços no sentido de transformar essa triste realidade, que acaba prejudicando alunos, ocasionando elevados índices de evasão e repetência escolares, provocando assim, até mesmo danos psíquicos”.

Lei Municipal – A vereadora Magali Picarelli (PMDB) acompanhou o deputado Picarelli à palestra na escola e aproveitou a ocasião para citar a lei municipal 4.604, de 13 de março de 2008, que estabelece as mesmas prioridades da lei estadual no âmbito municipal de Campo Grande.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.