Picarelli ajudará a elaborar plano diretor para preservar Aquífero Guarani

Imagem:
02/07/2009 - 10:27 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Na próxima quarta-feira, dia 8 de julho, acontece em Florianópolis (SC) a assinatura de um protocolo de intenções, estabelecendo as condições gerais de viabilização do programa de desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas dos Estados que fazem parte do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul): Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), presidente do Parlasul (Parlamento do Sul), representará MS, juntamente com o governador André Puccinelli (PMDB). O parlamentar participará da elaboração do plano diretor de desenvolvimento sustentável das bacias com rios que fazem parte do Aquífero Guarani.

O protocolo tem como base a preservação nos moldes do programa desenvolvido para a bacia do rio Uruguai, através dos Estados de PR e SC. As ações serão desenvolvidas nas bacias dos rios que dividem os territórios nos quatro Estados; em Mato Grosso do Sul um dos principais beneficiados será o rio Paraguai.

Conforme Picarelli, deverão ser implementados programas multisetoriais para a geração de emprego e renda regionais, propiciando às pessoas que moram às margens dos rios dessas bacias uma melhor qualidade de vida. Além da preservação dos recursos hídricos, o protocolo quer garantir a redução do nível de pobreza nesses lugares.

Picarelli, o governador André Puccinelli e os governadores Roberto Requião (PMDB), do Paraná; Luiz Henrique da Silveira (PMDB), de Santa Catarina e Yeda Crusius (PSDB), do Rio Grande do Sul, deverão desenvolver estratégias de intervenção por meio de ações de prevenção a danos ambientais e pensar em soluções para a difusão de sistemas de gestão ambiental nos meios urbanos e rurais que integram essas bacias.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.