Picarelli participa de assinatura de protocolo que visa proteger bacias hidrográficas

Imagem: Presidente do Parlasul falou sobre a importância em se preservar as bacias hidrográficas da região Sul.
Presidente do Parlasul falou sobre a importância em se preservar as bacias hidrográficas da região Sul.
09/07/2009 - 15:05 Por: João Humberto    Foto: Rachid Waqued

Na quarta-feira, dia 8, foi assinado em Florianópolis (SC) um protocolo de intenções que estabelece condições gerais de viabilização do programa de desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas dos Estados que fazem parte do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul): Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), presidente do Parlasul (Parlamento do Sul), representou MS, juntamente com o governador André Puccinelli (PMDB). O parlamentar participou da elaboração do plano diretor de desenvolvimento sustentável das bacias com rios que fazem parte do Aquífero Guarani.

O protocolo tem como base a preservação nos moldes do programa desenvolvido para a bacia do rio Uruguai, através dos Estados de PR e SC. As ações serão desenvolvidas nas bacias dos rios que dividem os territórios nos quatro Estados; em Mato Grosso do Sul um dos principais beneficiados será o rio Paraguai.

Picarelli frisou que o programa busca alertar as comunidades sobre o desequilíbrio ambiental que poderá ocorrer em curto prazo pela falta de água. “Esse protocolo de intenções era necessário para proteger esse reservatório de água. Serão estudados projetos de valorização das regiões, que tem grande potencial hidrelétrico e uma posição estratégica nas regiões envolvidas”.

O deputado Picarelli, o governador André Puccinelli e os governadores Roberto Requião (PMDB), do Paraná; Luiz Henrique da Silveira (PMDB), de Santa Catarina e Yeda Crusius (PSDB), do Rio Grande do Sul, deverão desenvolver estratégias de intervenção por meio de ações de prevenção a danos ambientais e pensar em soluções para a difusão de sistemas de gestão ambiental nos meios urbanos e rurais que integram essas bacias.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Rasca Rodrigues, o maior objetivo do projeto é preservar um dos maiores aquíferos de água doce, responsável pelo abastecimento de grande parte dos Estados do Sul e dos países que fazem fronteira com o Brasil.

As principais atividades econômicas desenvolvidas na região da Bacia Hidrográfica do rio Uruguai estão relacionadas com a agricultura e a pecuária. A região enfrenta sérios problemas ambientais. “A descarga de esgoto sem tratamento, atividade agrícola sem utilização de práticas de conservação do solo, o uso indiscriminado de agrotóxicos, desmatamento intenso e processos erosivos avançados”, citou o presidente do Parlasul, Maurício Picarelli.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.