Picarelli novamente faz alerta para Lei que previne violência nas escolas de MS

Imagem:
25/09/2009 - 11:30 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) é autor da lei 3.364, que cria a Cipave (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Por isso, ele estuda junto com a secretária de Estado de Educação Maria Nilene Badeca, uma alternativa para que todas as escolas sul-mato-grossenses implantem essa determinação e assim garantam a diminuição da violência no contexto escolar.

No dia 24 de agosto, uma adolescente de 14 anos foi esfaqueada no braço e rosto por duas mulheres, quando saía de uma escola no Jardim Morenão. A vítima teve que fazer cirurgia plástica e está abalada até hoje.

Já no dia 9 de julho deste ano, em Água Clara, um adolescente de 13 anos feriu com canivete outro de 12 por causa de rixa. O ato de violência aconteceu no interior de uma escola local.

Nesta semana um adolescente de 10 anos foi armado com faca até sua escola, em Campo Grande, para matar outro, por conta de desavenças. Os professores descobriram a faca na mochila dele e um possível crime pode ser evitado.

Esses são alguns exemplos, segundo o deputado, da amplitude da violência nas escolas do Estado. “São casos que a gente sabe, mas e os que não sabemos. Com certeza devem ser muitos”.

A Cipave deve ser criada em cada escola estadual de MS, no sentido de monitorar as condições e situações de risco enfrentadas pelos alunos. Também é missão da comissão propor medidas que acabem com a violência no recinto escolar.

“As ações que cada comissão deve implantar serão discutidas entre alunos, pais, professores e diretores. É uma maneira de garantir a participação de todos, fazendo com que esse tipo de situação diminua, uma vez que é muito preocupante”, frisa Picarelli.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.