Picarelli quer implantação do INPP em Mato Grosso do Sul

Imagem:
09/10/2009 - 17:16 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Ainda não está nada certo, mas há rumores que de o INPP (Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal) seja implantado pelo MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) no campus da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), em Cuiabá. No entanto, o deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) está se mobilizando para que o instituto se instale em Mato Grosso do Sul.

A exemplo do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), o INPP será criado para fortalecer as pesquisas na região pantaneira, se tornando referencial e garantindo repasse de recursos do MCT. Serão priorizadas pesquisas de biotecnologia e na utilização de recursos naturais.

Picarelli explica que mais de 65% do Pantanal pertencem a Mato Grosso do Sul e não é justo que o instituto seja instalado em Mato Grosso, ainda mais no campus da UFMT. “O INPP deve estar localizado em uma cidade realmente pantaneira e desvinculada das instituições já existentes. Aqui no Estado há muitas opções”, reforça o parlamentar.

O deputado recebeu diversos pedidos de pesquisadores e ambientalistas insatisfeitos com essa possível escolha do MCT. Alguns disseram que a forma como está sendo pensado só atende aos interesses de um grupo de pesquisadores da UFMT.

“Recebi reclamações de que é uma simbiose muito estranha esta entre o MCT e a UFMT, em detrimento das instituições de Mato Grosso do Sul [4 universidades e um centro de pesquisa da Embrapa ligados ao Pantanal]”, explica.

Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, tem a Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), que tem desenvolvido um trabalho reconhecido no Pantanal. “Fora isso tem a UFMS, a UEMS e a UCDB, que possuem pesquisas extraordinárias desenvolvidas no Pantanal”, ressalta o peemedebista.

Conforme Picarelli, na UFMT já existe o Instituto Nacional de Áreas Úmidas, aprovado ano passado, com aporte de R$ 9 milhões já previstos. “Dois institutos ligados ao mesmo segmento de pesquisas é muito incoerente”.

Para que o instituto seja implantado no Estado, o deputado Picarelli pretende se reunir já na próxima semana com deputados federais e o governador André Puccinelli (PMDB), no sentido de mobilizar o MCT para que instale o INPP no território sul-mato-grossense.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.