Picarelli discute em Florianópolis expansão da Ferroeste para a região Sul

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06/11/2009 - 14:36 Por: João Humberto    Foto: Marcelo Bertani/Agência ALRS

O presidente do Parlasul (Parlamento do Sul), deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), promoveu reunião extraordinária em Florianópolis (SC), nessa quinta-feira, para discutir a expansão da Ferroeste no Sul do país, a Ferrosul. Quem solicitou a reunião foi o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ivar Pavan (PT).

A proposta levada por Pavan, de um novo ramal ferroviário para conectar toda a região Sul foi aprovada por todos os integrantes do Parlasul. A carta de intenções foi assinada pelos presidentes dos parlamentos dos quatro estados durante o encontro.

“A integração por uma única ferrovia será muito importante para o desenvolvimento desses estados”, argumentou Picarelli, que além de presidir a reunião também representou o presidente da Assembleia de MS, deputado Jerson Domingos (PMDB).

No encontro, o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, palestrou sobre “A Ferrosul como instrumento de integração e desenvolvimento do Sul do Brasil”. O doutorando em Direção Estratégica e Comercial de Empresas Ferroviárias explicou a proposta de implantação da extensão ferroviária e detalhou questões técnicas e operacionais para o futuro funcionamento da ferrovia.

Estudo do traçado férreo, criação de uma empresa pública comum, busca de recursos orçamentários públicos e interligação do novo ramal com o Porto de Rio Grande constam do documento apresentado por Pavan para viabilizar esta ferrovia que liga as regiões à malha da Ferroeste.

Picarelli reforçou que o assunto será uma das principais questões na reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento do Sul), marcada para 18 de novembro em Campo Grande.

Ivar Pavan disse que pretende trabalhar junto ao Parlasul para reativar a malha ferroviária pública e fazer a integração com os portos. “Melhorar a infraestrutura de transporte é essencial para promover desenvolvimento de forma sustentável. Os produtores de grãos são os que mais tem a ganhar com o transporte férreo”, explicou o deputado petista.

Além de Pavan e Picarelli participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Nelson Justus (DEM/PR); os deputados estaduais Renato Hinnig (PMDB/SC) e Durval Amaral (DEM/PR) e o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes. O superintendente Legislativo da ALRS, Jorge Grecellé, e o representante do deputado Giovani Cherini (PDT), Hermes Teixeira da Rosa também acompanharam o encontro.

Carta – Entre as propostas estabelecidas pela carta assinada pelo Parlasul estão estudos técnicos visando à definição do melhor ponto para a integração das malhas ferroviárias gaúcha, catarinense, paranaense e sul-mato-grossense à malha da Ferroeste, bem como a criação da Ferrosul, com o propósito de planejar, construir e operar ferrovias no Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e de interligar o Sul com a Ferrovia Norte-Sul e com os países da América Latina.

Ferroeste – A Ferroeste foi privatizada na década de 90 e resgatada em 2006 pelo governo do Paraná da concessionária falida. Atualmente a estatal administra um único ramal com 248 quilômetros entre Cascavel e Guarapuava. A Ferroeste pretende finalizar ainda este ano os estudos de viabilidade técnica e ambiental de novos ramais no seu projeto de expansão que prevê 1300 quilômetros de novas linhas até 2013, chegando até Chapecó.
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