Picarelli homenageia comunidade São João Batista no Dia da Consciência Negra

Imagem:
17/11/2009 - 15:22 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

Na próxima sexta-feira (20), às 9h, acontece na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul uma sessão solene alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, onde serão entregues medalhas de mérito legislativo Zumbi dos Palmares a várias instituições e pessoas que realizam ações em benefício à comunidade negra no estado.

A Comunidade Negra São João Batista será homenageada pelo deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), através de sua presidente Rosana Claudia Delfino Anunciação Franco, 36 anos.

A Associação Familiar da Comunidade Negra São João Batista é uma entidade civil de direitos privados sem fins lucrativos. É objetivo do órgão preservar suas raízes culturais, estudar e divulgar a cultura afro-brasileira, elaborar políticas, executar trabalhos e estabelecer estratégias para proporcionar ao povo afro-descendente e aos excluídos, uma maior auto-estima e desenvolvimento sócio econômico, educacional e cultural.

Atualmente a comunidade está localizada na rua Barão de Limeira, 1.750, bairro Santa Branca. Seus principais fundadores são José Reginaldo de Anunciação, Maridalva Delfina de Anunciação, Jair Bispo da Silva e Ana Maria Cabral da Silva.

Desde que assumiu a comunidade, Rosana já esteve a frente de vários projetos como “Curumim Pé de Ouro”, por onde já passaram mais de 400 crianças com idade até 13 anos. Através dele, os alunos participam de atividades ligadas a pastoral da criança, recreação infantil, aulas práticas e teóricas de futebol, aulas de dança e acompanhamento escolar.

Na área da educação, a comunidade desenvolveu em parceria com a Comunitas (Rede Jovem) e o Instituto Luther King cursos de empreendedorismo, webdesign, edição digital e autoração de DVD e gerenciamento de pequenos negócios.

Conceituada pela sociedade, a entidade possui convênio com a prefeitura da Capital através da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), com o Ministério da Cultura e o Ministério das Comunicações. Também existe parceria com a Coalli (Coordenadoria de Abastecimento Alimentar).

São atendidas no local 60 crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 16 anos, em atividades como recreação infantil, aula de dança, pintura em tecido e aulas de futebol. Até hoje, a associação já conquistou prêmios do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Mestre Duda e Escola Viva.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.