Ferrosul agora é realidade para Mato Grosso do Sul, diz Picarelli

Imagem:
18/11/2009 - 15:48 Por: João Humberto    Foto: Rachid Waqued

O presidente do Parlasul (Parlamento do Sul), deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), entregou aos governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), na manhã desta quarta-feira (18), carta de intenções em defesa da implantação da Ferrosul – ferrovia que ligará Mato Grosso do Sul aos estados da região Sul.

Durante o evento, Picarelli enfatizou a importância da ferrovia para os quatro estados e lembrou que a iniciativa partiu de uma reunião ocorrida no início deste mês em Florianópolis, quando o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ivar Pavan (PT), apresentou a proposta ao presidente do Parlasul.

Na cerimônia ocorrida no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, Picarelli disse que a ferrovia, apoiada pelos quatro governadores, agora é realidade. A carta foi lida em plenário por Pavan.

Na carta há informações sobre a importância do sistema ferroviário no processo de integração do Sul do país para a articulação do transporte nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também é citada que a infraestrutura existente na região Sul é onerosa e insuficiente para dar conta dos altos volumes de importação e exportação.

Ainda de acordo com a carta, a expansão dos trilhos da Ferroeste, em bitola mista – larga e métrica – ligaria Guarapuava a Paranaguá, Cascavel a Maracaju, Cascavel a Foz do Iguaçu e Cantuquiriguaçu a Chapecó. Isso significaria a expansão ferroviária para o Rio Grande do Sul até o Porto de Rio Grande no processo de integração do sistema ferroviário.

A carta foi entregue aos governadores André Puccinelli (PMDB), Roberto Requião (PMDB-PR), Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e Yeda Crusius (PSDB-RS). André ressaltou que a implantação da Ferrosul será de extrema importância para baratear o transporte e escoamento da produção agrícola dos quatro estados.

“É um sonho que pode ser realizado: transporte ferroviário de cargas e passageiros até o Rio Grande do Sul. Viajaremos de trem por belas regiões até o litoral”, comentou Picarelli, que também foi o interlocutor para a implantação do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento Econômico) em Mato Grosso do Sul e que antes só funcionava na região Sul.

Na reunião do Codesul também foram discutidos assuntos relacionados à criação da Companhia de Desenvolvimento do conselho e reestruturação do BRDE, pelas procuradorias-gerais dos estados dos quatro estados.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.