Picarelli palestra a alunos do Colégio Metropolitano sobre a Lei do Bullying

Imagem:
31/05/2010 - 11:34 Por: João Humberto    Foto: João Humberto

Nesta segunda-feira, o deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) proferiu uma palestra sobre bullying no Colégio Metropolitano, em Campo Grande. O parlamentar palestrou a cerca de 200 alunos sobre a lei 3.887, de sua autoria, que institui o programa de inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate a essa prática no projeto pedagógico elaborado pelas instituições de ensino no estado.

Conforme o peemedebista, a formação de grupos nos ambientes escolares é comum. Muitas vezes, esses grupos acabam intimidando outros alunos, através de xingamentos ostensivos e colocação de apelidos, além da força física. Essa prática, na avaliação do deputado, precisa ser contida.

Diariamente o deputado se depara com situações de calamidade, envolvendo violência em escolas, principalmente na Capital. É um problema que começa em casa no relacionamento entre os adolescentes e pais e que se estende para o interior dos colégios.

“O bullying tem tomado proporções gritantes, já que nas escolas públicas, a prevenção é dirigida aos professores, vistos como multiplicadores do saber. Em alguns casos, muitos chegam a ser humilhados em plena sala de aula”, adianta Picarelli.

Pela lei promulgada, o programa consiste na capacitação de docentes e equipe pedagógica para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação, solução e inclusão de regras contra o bullying no regimento interno das escolas públicas e privadas sul-mato-grossenses.

Apesar de não haver números oficiais, a prática de atazanar colegas – muitas vezes confundida por pais e educadores com uma simples brincadeira – já envolve 45% dos estudantes brasileiros, segundo estimativa do Cemeobes (Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar), organização com sede em Brasília (DF). O índice está acima da média mundial, que variaria entre 6% e 40%.

“Essas atitudes podem descambar para a hostilidade sistemática e conduzir alguns alunos ao isolamento dentro da turma e à exclusão de atividades recreativas. Há casos em que a agressão física, em geral por alguém mais forte, passa a ser frequente”, destaca o deputado.

Pensando no convívio sadio entre alunos, pais e professores, a diretora do Colégio Metropolitano, Claudinea Amorim Barbosa, convidou Picarelli para palestrar no local. “Nossa escola trabalha com inclusão social e através de ações como esta, queremos trabalhar a prevenção, além de conscientizar os alunos”.

O deputado frisou que o respeito entre alunos já é um primeiro passo para que o problema do bullying seja amenizado em Mato Grosso do Sul. “Vocês são o futuro da nação, são orgulho para seus pais e não devem praticar e nem permitir a pratica do bullying. Por isso, estejam alertas”, concluiu Picarelli.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.