Onevan apóia criação de comarca de Coronel Sapucaia

Imagem: Vereadores foram até o TJ reivindicar comarca
Vereadores foram até o TJ reivindicar comarca
07/05/2009 - 14:24 Por: Fernando Ortega (DRT/MS: 34)    Foto: Assessoria

(Campo Grande – 07/05) – Sob a liderança do presidente da Câmara, Celso Cabral, os vereadores de Coronel Sapucaia (Niágara, Nilcéia, Eloir, Gildo, Robertinho e Felipe Soares) estiveram em Campo Grande, junto com o assessor jurídico da Câmara, dr. , discutindo a criação da Comarca de Coronel Sapucaia. Em razão de reunião com o governador André Puccinelli, o deputado Onevan de Matos designou sua assessoria para acompanhar as reuniões.

Tribunal de Justiça – O primeiro compromisso dos vereadores foi a reunião com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Elpídio Helvécio Chaves Martins. Os vereadores mostraram que Coronel Sapucaia já cumpre todos os requisitos para se tornar comarca e destacaram que sua criação é fundamental para a melhor prestação jurisdicional aos cidadãos sapucaienses.

Elpídio Martins concordou com o pleito dos vereadores e explicou os trâmites para que Coronel Sapucaia seja elevada a condição de comarca: “Vou abrir o procedimento aqui no Tribunal de Justiça, desta forma o Poder Judiciário levantará os dados necessários e enviaremos a proposta para aprovação pelo Tribunal Pleno”. O desembargador explicou que serão importantes os apoios da Assembléia Legislativa e do Governo do Estado.

Ministério Público – Os vereadores também se reuniram com o procurador-geral do Ministério Público, Miguel Vieira da Silva, e com o procurador Olavo Monteiro Mascarenhas, onde pediram o apoio institucional do Ministério Público na conquista da comarca.

O procurador geral garantiu apoio irrestrito ao pleito dos vereadores, destacando a presença do MP no município e a economia de recursos da sociedade e do órgão com a criação da comarca: “Oficiarei o Tribunal de Justiça e o governador André Puccinelli informando que o Ministério Público está ao lado desta importante reivindicação”, falou Miguel Vieira da Silva.

A criação da comarca de Coronel Sapucaia garantirá a economia de tempo e de recursos por parte da sociedade, visto que não será mais necessário o deslocamento até Amambai (45 quilômetros de distância). Outra conquista importante é a presença constante do Poder Judiciário e do Ministério Público no município, visto que a cidade contará com o prédio do fórum da comarca.

Celso Cabral comemorou os resultados das audiências, destacando que a criação da comarca está muito próxima: “É um sonho de nossa população que está se tornado realidade. Parabenizo todos os vereadores pela iniciativa, bem como de apoios importantes que temos recebidos, como o do deputado Onevan de Matos”, concluiu.

Após as reuniões Celso Cabral conversou com o deputado Onevan de Matos, que agendará uma nova reunião com o governador André Puccinelli. Nesta reunião os vereadores apresentarão os resultados obtidos nas audiências junto ao Tribunal de Justiça e Ministério Público. A expectativa é que além de todos os vereadores, participem da reunião o prefeito Rudi Paetzold, segmentos da sociedade organizada de Coronel Sapucaia e todos que apóiam a iniciativa.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.