Onevan apóia discussão sobre data de comemoração do aniversário de Coronel Sapucaia

Imagem: Deputado junto com os pioneiros do município
Deputado junto com os pioneiros do município
25/10/2009 - 15:58 Por: Fernando Ortega - DRT/MS: 34    Foto: Assessoria

Autor da lei que criou o município de Coronel Sapucaia (lei 623/85 – junto com o deputado Zenóbio dos Santos), o deputado estadual Onevan de Matos foi um dos participantes da audiência pública “Nova data para a comemoração do aniversário do município – Resgatando nossa história” realizada na Câmara dos Vereadores, na manhã do último sábado (23).

Emancipada em 30 de dezembro de 1985, Coronel Sapucaia tem seu aniversário comemorado no dia 15 de dezembro. Além de não haver identidade com o município, esta data prejudica as comemorações cívicas, visto que os alunos já estão em férias escolares, impossibilitando os desfiles; o comércio não pode preparar nenhuma promoção devido à proximidade com o Natal; e não é possível realizar nenhuma festa popular em razão das festividades da padroeira, que ocorrem em 8 de dezembro.

“Não estamos discutindo aqui a troca da data do aniversário. Estamos discutindo a troca da data da comemoração do aniversário. Da mesma forma que alguém faz aniversário num dia e comemora em outro, é isto que estamos discutindo e eu apóio este debate saudável”, apontou o deputado Onevan de Matos, cumprimentando a iniciativa da AESA (Associação dos Empresários Sapucaienses) e da Câmara de Vereadores.

Foi sugerida na audiência a troca da comemoração para o dia 24 de maio, quando foi instalada em Coronel Sapucaia a “Sub-prefeitura” de Amambai, dirigida por Cirineu Garcia: “Lembro das viagens que fazíamos a Campo Grande em busca de apoio e tivemos no deputado Onevan de Matos um grande parceiro desta luta”, falou o então sub-prefeito, que também participou da audiência.

História – Durante a audiência o prof. Elvis Moraga Silveira (UCDB) fez um relato histórico de Coronel Sapucaia, abordando os ciclos econômicos, sobretudo da erva-mate e madeireiro, bem como o processo político do município, que já foi denominado de “Distrito de Nhú-Verá”, “Distrito de Antônio João”, e Distrito de Coronel Sapucaia. Foi apresentado, ainda, um vídeo com pioneiros do município e fotos históricas de Coronel Sapucaia, como a primeira ligação telefônica (realizada por Marcelo Miranda), o anúncio do asfaltamento para Amambai e diversos locais do município.

De acordo com Celso Cabral, presidente da Câmara, os vereadores respeitarão a opinião da maioria da população: “Queremos organizar um calendário cultural, organizar uma exposição, enfim, queremos comemorar nosso aniversário”, apontou. Também presente a audiência, o prefeito Rudi Paetzold também ressaltou que a decisão da maioria deve ser respeitada.

Além dos vereadores, do deputado Onevan de Matos e do prefeito Rudi Paetzold, participaram da audiência pública diversos pioneiros de Coronel Sapucaia, comerciantes, estudantes e a população municipal.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.