Deputado Paulo Corrêa apresenta projeto de lei que proíbe criação de javalis

07/10/2010 - 11:12 Por: Edilene Borges   

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (07), o deputado estadual Paulo Corrêa apresentou projeto de lei que proíbe a criação de javalis e a reprodução da espécie. O assunto começou a ser debatido depois que o Sindicato Rural de Rio Brilhante recebeu denúncia de produtores rurais que tiveram parte das plantações destruídas pelos animais.

Só naquela região, segundo o Sindicato, o prejuízo registrado este ano passou de R$ 1,5 milhões. Atualmente estimasse que a população de javalis existente em MS chegue a 50 mil.

De acordo com o deputado Paulo Corrêa, o principal objetivo do projeto é proibir a instalação de criadouros de exemplares de javalis e a utilização da espécie para reprodução. “O javali é um animal exótico, que pode transmitir a doença Aujeszky, e com isso criar uma barreira sanitária para os suinocultores do Estado, que hoje exportam carne para diversos países”, afirmou.

No dia 23 de setembro uma Audiência Pública proposta por Corrêa debateu os prejuízos que os javalis podem causar aos suinocultores, além de formas de resolver o problema. Na ocasião um grupo de trabalho – formado por diversos órgãos – foi criado.

No próximo dia 14 o grupo vai realizar uma reunião na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), para discutir o que será feito com os javalis que vivem soltos em MS.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.