Kemp: Fim de conflitos depende do cumprimento das demarcações

16/03/2004 - 18:33 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) foi veemente esta manhã na defesa de uma maior celeridade nos processos de demarcação, e seu cumprimento de acordo com a Constituição Brasileira, como única forma de pôr fim aos conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul. O deputado petista falou em aparte ao deputado Zé Teixeira (PFL) que fez um pronunciamento resumindo a questão indígena a um problema social e de renda.
</P>

O aparte do deputado Pedro Kemp foi contra este raciocício e sobre o contrato entre os índios da aldeia Sassoró e o prefeito de Tacuru disse ser contra o arrendamento das terras indígenas.
"No entanto, cabe a nós nos colocarmos no lugar do índio que depois de tempos longe da sua terra a encontra com os rios açoreados, cheios de agrotóxicos e sem caça; somente pasto. É certo que o arrendamento acaba sendo a resposta que o índio dá para o seu desespero. Neste sentido eu defendo a ação do estado com políticas públicas que permitam ao índio continuar continuar na sua terra" disse Kemp.
</P>
No mesmo aparte Kemp se declarou desapontado com a Audiência do Senado Federal que esteve na Assembléia Legislativa no dia 13 de fevereiro deste ano e ouviu índios, pequenos produtores, grandes proprietários rurais, Ministério Público e Polícia Federal. "Esperava deles a defesa do cumprimento da Constituição Brasileira e não uma proposta de mudança da Constituição no Congresso que levará tempos para ser avaliada e mais demora aqueles que aguardam por Justiça. Somente a agilização nos processos de demarcação de terras e políticas públicas de amparo ao índio são capazes de pôr aos conflitos indígenas no Mato Grosso do Sul", afirmou Pedro Kemp.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.