Kemp compõe CPI da desnutrição indígena

24/02/2005 - 19:28 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

Para o líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Pedro Kemp (PT), a CPI instaurada hoje para avaliar a desnutrição nas aldeias será o ambiente ideal para um intercâmbio de informações entre os diversos programas do governdo estadual, federal e de outras instituições voltados para o índio. Kemp é o indicado pela bancada do PT para participar da CPI.
<P></P>Em debate esta manhã com o deputado Waldyr Neves (PSDB) Kemp repetiu questões levantadas pelo antropólogo Antonio Brand, coordenador do Programa Gaurani-Kaiowá.
<P></P>"Por que durante séculos os índios nativos do nosso estado foram capazes de prover seu próprio alimento e suas condições de vida? E por que esses mesmos índios que trabalharam em reconhecidas obras de infra-estrutura do nosso estado como ferrovias e linhas telefônicas hoje não conseguem sobreviver sem a assistência social do estado?"
<P></P>Para o líder do governo a causa da apatia, da fome, do alcoolismo e da desesperança dos provos originários tem como causa o seu confinamento. Para ele é visível a necessidade do estado conceder auxílio social enquanto programas de produção não são implementados.
<P></P>"Faltam programas de produção, assistência técnica, e principalmente a definição dos terrítórios indígenas. Porque no passado, em condições suficientes eles provaram que não são dependentes, preguiçosos ou acóolatras, como alguns pretendem afirmar", afirmou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.