Kemp encaminha moção de pesar pela morte do Papa

05/04/2005 - 13:40 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) fez leitura agora há pouco de texto redigido por ele mesmo para Moção de Pesar pelo passamento do Papa João Paulo II. A solicitação pela moção, que é o mesma de outros parlamentares, deverá ser submetida à Mesa, para providências quanto ao seu encaminhamento. O pedido do deputado líder do Governo é que a mensagem de pesar chegue em especial à Nunciatura Apostólica do Brasil, à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, às Dioceses de Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Três Lagoas e Arquidiocese de Campo Grande.
</P>
Veja o texto da Moção:
</P>
“A Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, expressando aos sentimentos do povo sul-mato-grossense, em especial dos fiéis católicos, manifesta profundo pesar pelo passamento de Sua Santidade, o Papa João Paulo II, ocorrido no último dia 02 de abril do corrente ano, na cidade-Estado do Vaticano.
Líder espiritual de mais de um bilhão de pessoas, João Paulo II conquistou o mundo com seu carisma e mereceu o respeito das nações pela firmeza com que pregou a necessidade urgente de paz, o entendimento entre os povos, o diálogo inter-religioso e a promoção da justiça social. </P>Desde o início de seu Pontificado até seus últimos dias desejou ir ao encontro das pessoas para anunciar os valores cristãos e a fraternidade universal, o que o fez especialmente visitando 129 países, das grandes potências às nações mais pobres, entre os quais o Brasil.</P>
Nosso Estado de mato Grosso do Sul teve a honra e a alegria de hospedá-lo e o recebeu numa grandiosa festa que reuniu milhares de pessoas desejosas de ouvir sua mensagem de fé e esperança. Na capital, Campo Grande, Sua Santidade pregou lembrando a missão dos leigos, advertindo-os de suas responsabilidades para com a construção de uma sociedade justa e fraterna, exortou as famílias para uma vida em comunhão e no amor e deu exemplo de solidariedade visitando os doentes e empobrecidos.</P>
Para uma humanidade marcada pelo individualismo, materialismo e consumismo, redigiu 14 encíclicas, nas quais reafirmou os preceitos essenciais da religião e a defesa incondicional dos direitos da pessoa humana.
</P>

Fez-se porta-voz dos pequenos e explorados da terra; não se intimidou em opor-se à guerra e ao poder como instrumento de opressão e foi intransigente na defesa da vida.</P>
Sua lembrança ficará na memória dos povos como o Papa se curvou e beijou o solo dos países que o acolhiam, como homem simples e de gestos afáveis, mas, por vezes, firme na defesa dos ideais que o impulsionavam.
Torna-se grande pela coragem de perdão ao reconhecer os erros cometidos no passado pela instituição que representava e pela determinação com o que cumpriu a missão que abraçou.</P>
Permaneçam entre nós seus ensinamentos e seus exemplos de amor à humanidade. Continuem a escoar por muito tempo suas palavras em favor da justiça social, da solidariedade e da paz entre os povos.”
</P>



PEDRO KEMP</P>
Deputado Estadual – PT </P>
</P>
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.