Kemp: Audiência pública debate perda dos pequenos produtores

05/05/2005 - 14:56 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

Setor é responsável 77% de todos os empregos gerados no campo em MS.

</P>
Começa logo mais às 13h30 a audiência pública “O impacto da estiagem na produção da agricultura familiar”, proposta pelo deputado Pedro Kemp (PT) em parceria com o Idaterra e o mandato do deputado federal João Grandão (PT-MS). O objetivo do encontro que reúne governo estadual, federal e representantes da agricultura familiar é discutir as possibilidades de socorro aos pequenos produtores atingidos mais gravemente pela estiagem.
</P>
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Agrário, a agricultura familiar é responsável por 77% dos empregos gerados no campo.
</P>
A expectativa dos organizadores é por um entendimento por parte do governo federal semelhante ao realizado no início deste ano, e que propiciou a ajuda aos pequenos produtores do Rio Grande do Sul.
</P>
Somente nas regiões mais afetadas do MS eles são 31 678 famílias, entre agricultores familiares tradicionais, assentados da reforma agrária e do Banco da Terra, reassentados atingidos por barragens, indígenas e comunidades negras rurais.
</P>
Segundo estudo do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa (FIPE) e a USP, a agricultura familiar é responsável por 33% do PIB do agronegócio, respectivamente 10% do PIB Nacional.
</P>
Está confirmada a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (José Carlos Zukowske), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abstecimento; do Idaterra/MS (Humberto de Melo Pereira); da Embrapa Agropecuária do Oeste (José Ricardo Fietz) e da Superintendência do Banco do Brasil no MS (Marcos Luiz Galles).
</P>

</P>
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.