Projeto prevê vacina gratuita contra meningite bacteriana

14/08/2008 - 12:35 Por: Josy Macedo, assessoria de imprensa dep. Pedro Kemp   

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou na sessão desta quinta-feira, 14, projeto de lei que obriga o Estado a oferecer na rede pública de saúde a vacina contra meningite bacteriana. Recentemente duas crianças morreram vítimas da doença em Campo Grande. Para garantir a imunização, são necessárias três doses da vacina, que custam entre R$ 400,00 e R$ 800,00 nas clínicas particulares da capital.

Pedro Kemp ocupou a tribuna para defender a proposta e lembrou que o projeto visa garantir o direito de igualdade da população. “E aquelas famílias que não têm como pagar esses valores. Elas, com certeza, não terão os mesmos direitos que as famílias mais enriquecidas”, enfatizou.

O parlamentar fez ainda um apelo aos demais deputados para que aprovem o projeto e ao governo, que garanta a sanção da iniciativa. “Faço um apelo ao governo e aos deputados para que se sensibilizem com a dor das famílias que perderam seus filhos”, disse.

Para Marcela Domingues Miranda de Souza, mãe do garoto Luís Gustavo, de 5 anos, que morreu vítima da doença, a proposta é uma forma de mais crianças terem acesso a vacinação e se prevenirem da doença. “É extremamente necessário que o Estado garanta a distribuição dessa vacina. Muitos pais, por exemplo, ganham um salário mínimo e não têm condições de pagar esses valores”, conta.


Projeto de Lei

Além da vacinação gratuita, o projeto de lei prevê ainda que o Estado disponibilize à população informações quanto às formas de prevenção e tratamento da meningite bacteriana.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.