Famílias vão recorrer ao MP para garantir vacinação contra meningite bacteriana

Imagem: Kemp acompanhará às famílias ao Ministério Público
Kemp acompanhará às famílias ao Ministério Público
06/05/2009 - 15:47 Por: Josy Macedo, assessoria de imprensa dep. Pedro Kemp (PT)    Foto: Giuliano Lopes

Os familiares dos meninos Linkon e Luís Gustavo, que faleceram no ano passado vítimas da meningite bacteriana, e o deputado estadual Pedro Kemp (PT), autor do projeto que previa a vacinação gratuita contra a doença na rede pública de saúde, devem recorrer nos próximos dias ao Ministério Público Estadual (MPE). A proposta é estudar junto ao MPE uma forma de garantir que as famílias carentes tenham acesso a vacina, que atualmente é comercializada apenas em clínicas particulares ao custo de R$ 133 a meningocócica e R$ 269,00 a pneumocócica.

Hoje, os deputados estaduais arquivaram o projeto de lei que previa a vacinação contra meningite bacteriana na rede pública ao votarem pela manutenção do veto do governador a iniciativa. Os pais das duas crianças participaram da sessão e lamentaram a decisão da Casa. “Sinto muito porque outras crianças estão morrendo pela mesma doença e as pessoas que têm condições de fazer alguma coisa não fazem”, disse Manuel Lima Júnior, pai de Linkon.

Para derrubar o veto do executivo eram necessários 13 votos. No entanto, votaram em favor do projeto apenas oito deputados: Pedro Kemp, Pedro Teruel, Amarildo Cruz e Paulo Duarte, todos do PT, além dos pedetistas, Ari Rigo e Coronel Ivan, do pemedebista Marquinhos Trad e do tucano Professor Rinaldo. Outros oito deputados votaram com o executivo: Celina Jallad e Youssif Domingos, ambos do PMDB, Paulo Correa e Antônio Carlos Arroyo, do PR, Márcio Fernandes, Reinaldo Azambuja e Dione Hashioka, pelo PSDB, e Antônio Braga, do PDT.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.