Encontro discute produção da agricultura familiar e de aldeias indígenas de MS

Imagem:
29/06/2009 - 16:01 Por: Josy Macedo, assessoria de imprensa dep. Pedro Kemp (PT)    Foto: Josy Macedo

Lideranças indígenas das etnias Terena e Kaiowá Guarani e dos trabalhadores da agricultura familiar participaram na tarde desta segunda-feira, dia 29, no plenarinho da Assembleia Legislativa de discussão sobre a produção agrícola nas aldeias e nas propriedades da agricultura familiar. O encontro foi proposto pelos mandatos dos deputados – federal - Vander Loubet (PT) e – estadual – Pedro Kemp (PT) e conta ainda com a presença do deputado Zé Teixeira (DEM).

Aos parlamentares, o indígena Vinício Jorge da aldeia Córrego do Meio, de Sidrolândia, relatou as dificuldades das 230 famílias para produzir nos 300 hectares disponíveis. “A situação é precária. Não temos como cuidar da terra para produzirmos. Não há incentivo”, conta. De acordo com o indígena, este ano as famílias vão colher 250 carros de milho, no entanto, o volume poderia ser bem maior caso fosse garantida a infra-estrutura necessária para produção.

Liderança da FAF (Federação da Agricultura Familiar), Élio Cardoso, relata que o movimento da agricultura familiar tem também carência para produzir. “Estamos nos sentindo órfão e gostaríamos de contar com sua ajuda”, pediu ao deputado Vander Loubet.

No encontro, as lideranças receberam o compromisso do deputado Vander Loubet de destinar cerca de R$ 700 mil das emendas parlamentares de 2010 para atender a produção nas aldeias e nos assentamentos, além de assessoria técnica, em parceria com mandato do deputado Pedro Kemp, para elaboração de projetos a serem encaminhados aos programas do governo federal de fomento à agricultura.


As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.