Seminário na Assembleia Legislativa discute altas habilidades e superdotação

19/08/2009 - 14:28 Por: Josy Macedo, assessoria de imprensa dep. Pedro Kemp (PT)   

Na próxima sexta-feira, dia 21, o Forpems (Fórum Permanente de Educação de Mato Grosso do Sul) em parceria com os mandatos dos deputados Pedro Kemp (PT) e Júnior Mochi (PMDB) realiza o Seminário Intersetorialidade: Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. O encontro terá início às 7h30 e prossegue até 17h30.

Participam da atividade o CAS (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e de Atendimento à Pessoa com Surdez), a OMEP (Organização Mundial para Educação Pré-escolar), as APAES (Associação de Pais e Amigos Excepcionais), as Pestalozzi do Estado, o CAP-DV/MS (Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual), os Conselhos Estadual e Municipal de Educação, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, as secretarias de Estado de Educação e de Assistência Social, além da Secretaria Municipal de Educação.

Na parte da manhã, estão previstas dois debates. Às 8h30, o coordenador Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, José Rafael Miranda, fala sobre Agenda Social – Direito de Cidadania de Pessoas com Deficiências. Logo após a palestra, as discussões serão sobre Políticas Públicas com ênfase na Pessoa com Deficiência desenvolvidas pelos Ministérios.

Já no período da tarde, as políticas públicas voltam a ser discutidas no seminário, que enfocará as propostas estaduais. Participam desta mesa, a coordenadora de Educação Especial da Secretaria estadual de Educação, Vera Carbonari, a Gerente da Política Estadual da Saúde da Pessoa com Deficiência, Ivone Alves Rios, a secretária de Trabalho e Assistência Social do Estado, Tânia Mara Garib, e a Supervisora das Promotorias Especializadas de Campo Grande, Cristiane Barreto Nogueira Rizkallah.







As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.