Pedro Kemp parabeniza ministério da saúde por vacinação gratuita contra meningite bacteriana

Imagem:
19/08/2009 - 14:55 Por: Josy Macedo, assessoria de imprensa dep. Pedro Kemp (PT)    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) propôs na sessão desta quarta-feira, dia 19, moção de congratulação parabenizando o Ministério da Saúde pela iniciativa de oferecer, a partir do próximo ano, gratuitamente a vacina contra meningite bacteriana do tipo pneumocócica. No ano passado, a Assembleia Legislativa aprovou proposta semelhante, de autoria do parlamentar, que previa o fornecimento do medicamento gratuitamente na rede pública de saúde, no entanto, o governo do Estado vetou a iniciativa, arquivando o projeto.

O projeto de lei foi motivado pela morte no ano passado de pelo menos duas crianças vítimas da doença na Capital. Os familiares dos dois garotos iniciaram campanhas de coleta de assinaturas, cobrando a distribuição gratuita da vacina. A mãe do menino Linkon, de 2 anos, que morreu em decorrência da meningite, esteve na Assembleia Legislativa durante a tramitação da proposta e fez um apelo emocionado aos parlamentares, pedindo a aprovação do projeto.

No dia 17 de agosto, no entanto, o Ministério da Saúde firmou acordo de transferência de tecnologia com a empresa inglesa Glaxosmithkline para a produção da vacina pneumocócica conjugada, que protege contra a pneumonia e meningite pneumococo. O medicamento vai imunizar contra meningite bacteriana, pneumonia e otite média aguda e entrará no Programa Nacional de Imunização a partir de 2010.

Para o deputado Pedro Kemp, a iniciativa do Ministério da Saúde é um avanço na prevenção de doenças e no combate à mortalidade infantil no país. “Entendemos a ação do Ministério não só como um avanço na política pública da saúde, mas acima de tudo como uma medida de promoção de justiça social, pois a vacinação gratuita contra a doença na rede pública possibilitará que as famílias mais empobrecidas tenham acesso ao medicamento que atualmente é comercializado apenas em clínicas particulares”, ressaltou o parlamentar no documento.

De acordo com estimativas do governo federal, com a vacinação será possível evitar a morte de pelo menos 10 mil crianças.



As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.