Governo precisa mudar política em relação à UEMS, cobra Pedro Kemp

Imagem:
24/02/2011 - 12:12 Por: Josy Macedo, assessoria de imprensa dep. Pedro Kemp    Foto: Giuliano Lopes

Durante a sessão legislativa dessa quinta-feira, 24, o deputado estadual Pedro Kemp cobrou do governo uma política de valorização da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que vem enfrentando uma série de problemas por falta de recursos. Em 2008, a instituição teve retirada sua autonomia financeira. O percentual, que garantia o benefício à universidade, foi excluído da lei 2.583/02, por meio de uma emenda.

Como reflexo da falta de verbas, foram paralisadas as atividades do curso de agronomia do campus de Aquidauana, além do calendário letivo do curso técnico do Cepa (Centro de Educação Profissional de Aquidauna), antigo “Cera”. Alunos da escola agrícola protestaram na manhã dessa quinta-feira, por conta da suspensão das aulas que deve durar pelo menos até 15 de março. Os professores estão com os salários atrasados. “No ano passado, fiz aqui um alerta prevendo que esse curso seria fechado por falta de pagamento dos professores. Chegamos a fazer uma audiência pública em que o governador chamou a instituição para negociar, mas infelizmente não houve avanço”, lamentou.

O parlamentar, que é membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, cobrou o governo uma postura diferenciada em relação à UEMS, compreendendo a importância da instituição para o desenvolvimento do Estado. “A UEMS está presente em 15 municípios de Mato Grosso do Sul. Seus professores são verdadeiros heróis porque estão sem estrutura mínima para o trabalho. Não podemos esquecer que a UEMS é estratégica para o Estado”, defendeu.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.