Pedro Kemp cobra fortalecimento dos hospitais regionais de MS

Imagem:
29/03/2011 - 14:08 Por: Josy Macedo, assessoria de imprensa parlamentar.    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) cobrou hoje, na tribuna da Assembleia Legislativa, investimentos do governo do Estado no fortalecimento dos hospitais regionais de Mato Grosso do Sul. Para o parlamentar, a Santa Casa concentra quase que a totalidade dos procedimentos de alta complexidade e está sobrecarregada com as demandas de todo o Estado. “Quero chamar atenção para a responsabilidade do governo do Estado no processo de regionalização”, insistiu.

Conforme explicou o deputado, sem atendimento nos hospitais da região, os pacientes são encaminhados para Campo Grande e em alguns casos são obrigados a retornar mesmo sem atendimento médico. “Por outro lado, o governo não dá retaguarda para os hospitais regionalizados atenderem adequadamente”, ponderou.

Em seu discurso, Kemp recordou ainda a declaração do ex-secretário municipal de Saúde e deputado federal, Luiz Henrique Mandetta, dada à imprensa essa semana, afirmando que o governo estadual vem reduzindo os investimentos no Hospital Regional de Campo Grande. O parlamentar criticou também a retórica de falta de recursos. “Virou moda do administrador público dizer que vai a Brasília atrás de recursos. Está um caos na Santa Canta. Está um lixo, está sujo, não está funcionando e a gente só ouve dizer que vai a Brasília”, disse.

Outro ponto importante destacado pelo deputado Pedro Kemp sobre a atual situação da Santa Casa é o fato de o hospital ter sido criado há mais de três décadas, enquanto a infra-estrutura ficou estagnada. “Há quantas décadas a Santa Casa de Campo Grande tem a mesma estrutura, enquanto a demanda aumentou?”, questionou.

A Santa Casa de Campo Grande vem enfrentando desde 2005 uma intervenção dos governos estadual e municipal. A associação beneficente, que administrava a entidade até então, foi afastada. As autoridades públicas alegam que o principal problema do hospital é a falta de recursos, enquanto especialistas em saúde pública apontam também para a má gestão do hospital. Na Assembleia Legislativa, um grupo de parlamentares deve visitar a unidade de saúde nos próximos dias.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.