Pedro Kemp pede urgência na nomeação de superintendente do Incra em MS

Imagem:
14/04/2011 - 16:28 Por: Josy Macedo, assessoria de imprensa parlamentar    Foto: Giuliano Lopes

Trabalhadores rurais sem-terra participaram nesta quinta-feira, dia 14, da sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Os agricultores pediram aos parlamentares apoio para resolver impasse no INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Mato Grosso do Sul, que desde agosto do ano passado está sob intervenção do governo federal. Diante de uma série de denúncias, que vão desde a venda de lotes, favorecimento na distribuição das terras e corrupção, as atividades do órgão estão praticamente paralisadas.

O coordenador estadual do movimento sem-terra, José Batista dos Santos, falou aos deputados e solicitou apoio para que a nomeação do novo superintendente seja efetuada o mais breve possível . “Estamos vivendo uma situação jamais vista na história da reforma agrária. Queremos o apoio dos deputados para que o processo de reforma agrária possa ser retomado”, enfatizou, lembrando que em Mato Grosso do Sul existem cerca de 10 mil famílias no movimento sem-terra.

O deputado Pedro Kemp (PT) propôs aos demais parlamentares a aprovação de um documento a ser encaminhado ao Ministro do Desenvolvimento Agrário, Alfonso Florense, e ao presidente do INCRA, Celso Lacerda, solicitando a nomeação do novo superintendente do órgão em Mato Grosso do Sul. Kemp afirmou ainda que já solicitou o apoio do senador Delcídio do Amaral para resolver o impasse. “Tivemos o compromisso do senador Delcídio, que prometeu fazer gestão junto ao governo federal no sentido de que seja nomeado o novo superintendente em Mato Grosso do Sul”, disse.

Boa parte da sessão desta quinta-feira foi tomada pelos debates sobre a reforma agrária, em especial os problemas que vem enfrentando o projeto em Mato Grosso do Sul. Os deputados devem voltar analisar a situação dos assentados na próxima semana, quando serão apresentadas a moção e a indicação ao presidente do INCRA e ao Ministro Alfonso Florense.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.