Pedro Kemp lembra principais reivindicações da população indígena de MS

Imagem:
19/04/2011 - 15:39 Por: Josy Macedo, assessoria de imprensa dep. Pedro Kemp (PT)    Foto: Giuliano Lopes

No dia em que se comemora o Dia do Índio, 19 de abril, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para lembrar as principais reivindicações das populações indígenas de Mato Grosso do Sul. O Estado tem a segunda maior concentração do Brasil, aproximadamente 60 mil índios, distribuídos em 8 etnias. De acordo com o parlamentar, os indígenas sul-mato-grossenses têm como prioridade a demarcação de suas terras, prevista pela Constituição Federal de 1988. “Os Guarani Kaiowá têm direito a um pedaço de chão, que é seu território tradicional para que possam viver com dignidade”, enfatizou.
Kemp lembrou ainda de outras quatro reivindicações importantes dos indígenas do Estado: educação, saúde, segurança e produção. “As comunidades têm clareza do papel da educação. Eles querem concurso específico para professores indígenas. Nada melhor do que o professor conhecer a cultura, a língua materna e as tradições indígenas”, defendeu.
Na segurança pública, os índios querem uma atuação maior do poder público para conter a violência nas aldeias. “Principalmente na região Sul do Estado, há muitos casos de uso de drogas, álcool e violência sexual”, lembrou, enfatizando que é necessário o executivo estadual atuar conjuntamente com o governo federal. O parlamentar defendeu ainda uma política que garanta mais atenção à saúde indígena e também à produção desenvolvida nas aldeias do Estado.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.