Pedro Kemp defende concurso público para novos conselheiros do TCE
15/06/2011 - 16:59
Por: Josy Macedo – assessoria de imprensa dep. Pedro Kemp (PT)
Foto: Giuliano Lopes
Pelas regras atuais, previstas no art. 80 da Constituição Estadual, três sétimos dos conselheiros serão indicados pelo governador do Estado, com a aprovação da Assembleia Legislativa, e quatro sétimos dos membros da corte de contas apontados pela Assembleia Legislativa. Para o parlamentar, é urgente a alteração nas regras de escolha dos conselheiros. “Acredito que esse cargo deveria ser de carreira, com prévia aprovação em concurso público, pois a pessoa que vai para lá irá fiscalizar as contas públicas e precisa ter conhecimento de orçamento, finanças públicas, administração pública”, recorda.
Kemp comemorou ainda a sabatina histórica realizada pela Assembleia Legislativa na Comissão de Constituição, Justiça e Redação que ouviu ontem durante quase três horas os indicados ao cargo do TCE - Marisa Serrano e Antônio Carlos Arroyo. É a primeira vez que a Casa de Leis escolhe o conselheiro de contas após a realização de uma sabatina. “Nós tivemos a oportunidade de conhecer melhor os candidatos e aferir seus conhecimentos técnicos para assumirem a função”, ponderou.
Na sessão desta quarta-feira, a senadora Marisa Serrano teve seu nome aprovado para assumir a vaga de conselheira do Tribunal de Contas. Após renunciar o mandato no Senado Federal, ela assume a vaga deixada pela conselheira e ex-deputada estadual Celina Jallad, falecida em 28 de fevereiro.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.