Após reconhecimento federal, Kemp propõe Dia Estadual do Povo Cigano

Imagem: Projeto de lei foi uma solicitação dos povos ciganos que vivem em MS, diz Kemp
Projeto de lei foi uma solicitação dos povos ciganos que vivem em MS, diz Kemp
14/02/2012 - 12:40 Por: JL    Foto: Giuliano Lopes

Diante de situações de discriminação, que marcam a trajetória do povo cigano, Mato Grosso do Sul pode vir a ter uma
lei que prevê o reconhecimento da cultura cigana através do Dia Estadual do Povo Cigano. O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou nesta terça-feira (14) o Projeto de Lei que prevê uma data especial em homenagem ao povo cigano, 24 de maio. A proposta deverá ainda ser votada pelos parlamentares.
O documento diz o seguinte: "Fica incluido no Calendário de Eventos do Estado, na forma do que dispõe o art. 3º da Lei Estadual, n.º 3945 de 04 de agosto de 2010, o "Dia Estadual do Povo Cigano", a ser comemorado no dia 24 de maio".
"O projeto de lei apresentado para análise dos ilustres pares, foi uma solicitação de
representantes da comunidade de ciganos existente em Mato Grosso do Sul".
Segundo Kemp, no Brasil, o processo de reconhecimento oficial, pelo Estado da sua condição de etnia ocorreu em 2006, quando o então presidente Luis Inácio Lula da Silva, assinou o decreto estabelecendo o dia 24 de maio como Dia Nacional do Povo Cigano.
Conforme pesquisadores, a origem pátria do cigano é a sua língua (romani) e seu continente
a extensão da memória dos ancestrais. A história dos ciganos é repassada pela oralidade. O romani é uma língua falada. Não há dicionários ou certezas quanto à grafia. A maioria dos ciganos é analfabeta o que explica a ausência de livros literários e didáticos em romani.
Ao longo da história esta etnia esparramou-se pelo mundo e sofreu enormes perseguições,como por exemplo o extermínio dos ciganos nos campos de concentração nazistas. Nos últimos anos representantes do mundo todo reivindicam o reconhecimento dos direitos
humanos do povo cigano e a valorização da sua cultura e lutam pelo fim do ódio étnico especialmente na Europa.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.