Comissão para acompanhar Rota Bioceânica, proposta por Renato Câmara, é oficializada

Imagem:
03/07/2015 - 16:05 Por: Cláudia Camargo    Foto: Cláudia Camargo

A Comissão de Representação que vai acompanhar e participar do processo de negociações relacionado à Rota Bioceânica foi formalizada, nesta sexta-feira (3/7), com a publicação do Ato 06/15 no diário oficial da Assembleia Legislativa.

O grupo de trabalho, que foi sugerido pelos deputados estaduais Renato Câmara (PMDB) e Beto Pereira (PDT), deve acompanhar os projetos que visam a implantação da Rota Bioceânica no estado. O projeto tem como objetivo criar um corredor que ligará Mato Grosso do Sul a outros países sul-americanos tendo como destino as rotas comerciais do oceano Pacífico.

No Estado, duas pontes serão construídas sobre o rio Apa, que abrirão a rota do Atlântico ao Pacífico via Paraguai, Bolívia e Chile. A Rota viabilizará a importação e exportação de grãos e impulsionará o turismo, pois ligará o grande deserto do Atacama e os Andes com os Chacos e o Pantanal.

Renato Câmara reconhece a importância do projeto e também o papel da comissão legislativa que vai acompanhá-lo, “a Rota Bioceânica é estratégica para o Mato Grosso do Sul, vai melhorar a competitividade do mercado de produtos agropecuários e minerais. A comissão para acompanhar esse projeto, por sua vez, é importante porque nós deputados representamos a população que tem o direito de entender e acompanhar os desdobramentos do projeto”.

O corredor bioceânico é um dos projetos da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Constitui-se de aproximadamente 4 mil km de estradas que atravessarão o continente sul-americano no sentido leste-oeste, a partir, do Porto de Santos, cortando a Bolívia e chegando aos portos chilenos Arica e Iquique
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.