Renato Câmara pede ação do Governo Federal nos conflitos indígenas

Imagem:
16/06/2016 - 15:06 Por: Daiane Luz    Foto:

Durante sessão na Casa de Leis na manhã desta quarta-feira, o deputado estadual Renato Câmara, usou a tribuna para lamentar o confronto entre indígenas e policiais militares ocorrido no município de Caarapó, nesta terça –feira.

Ao usar a palavra, Câmara falou sobre o conflito existente há décadas no estado de Mato Grosso do Sul que na manhã de ontem matou uma pessoa e deixou oito feridas.

Durante sua fala, o parlamentar criticou ex-presidente Dilma Rousseff que, pouco antes de ser afastada, assinou uma Portaria ampliando a demarcação de terras, causando ainda mais problemas, entre produtores e indígenas.

“Mato Grosso do Sul amanheceu em luto diante da tragédia que ocorreu em Caarapó. Índios e proprietários rurais são inocentes neste conflito cujo único responsável é o Governo Federal. A presidente Dilma Rousseff, antes de ser afastada, assinou uma Portaria ampliando a demarcação de terras, causando ainda mais problemas do que soluções”, avaliou Câmara.

O deputado relembrou que por inúmeras vezes, os parlamentares discutiram sobre o assunto, onde expuseram a necessidade de agilidade de ações mais enérgicas que pudessem pôr um fim a esse conflito.

O parlamentar comentou que, os senadores Simone Tebet (PMDB), Moka (PMDB) e Pedro Chaves (PSC), estiveram reunidos ministro da justiça Alexandre de Moraes, na tarde de ontem, para discutirem sobre os conflitos indígenas que ocorrem em Mato Grosso do Sul. Câmara relatou ainda que o senador Moka terá uma agenda com o presidente, Michel Temer, para discutir uma ação imediata do Governo Federal.

Requerimento – Durante a sessão, o deputado Renato Câmara, fez um requerimento ao Presidente da República, Michel Temer e ao Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para que tenham atenção especial no conflito agrário envolvendo produtores rurais e indígenas em todo o Mato Grosso do Sul.

“Mato Grosso do Sul precisa que a União adote medidas concretas e urgentes que previnam e não apenas combatam esses conflitos entre produtores rurais e indígenas, e que haja, urgente, uma solução quanto à disputa pelas demarcações de terras em todo o Estado”, comenta Renato Câmara.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.