Professor Rinaldo representa Assembleia na inauguração do Parque Estadual das Matas do Segredo

Imagem:
17/04/2015 - 16:18 Por: Ely Silveira    Foto: Ely Silveira

Nesta sexta-feira (17), Dia Nacional da Botânica, o líder do Governo, deputado Professor Rinaldo (PSDB), acompanhou o Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na inauguração do Parque Estadual das Matas do Segredo, na região norte da Capital.


A reserva de 177,88 hectares, foi criada em 1993 como Jardim Botânico de Campo Grande e reenquadrada como Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral em 2000, com a finalidade de proteger as nascentes que formam o córrego Segredo, a fauna e a flora do Cerrado. A nova estrutura do parque, inaugurada hoje, recebeu cerca R$ 3,9 milhões em investimentos do Governo do Estado e R$ 92mil da Prefeitura de Campo Grande. O novo parque é fruto de uma Parceira Público-Privada, via compensação ambiental da indústria Eldorado Celulose.

O Governador enfatizou a importância do Parque, porque agora “as pessoas vão poder conhecer o bioma do Cerrado e, com esse novo espaço, haverá uma melhor estrutura para receber turistas. O objetivo é trazer jovens e crianças para esse ambiente sadio”, afirmou.

Já o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, destacou as práticas sustentáveis e recursos renováveis utilizados no Parque, “através da captação da luz solar; lixeiras com coleta seletiva; captação de água da chuva para uso sustentável.” Ainda conforme o secretário, “ no Parque Matas do Segredo serão realizadas ações orientadas ao turismo sustentável, projetos para a prática de esportes, parceria com a Fundação do Trabalho (Funtrab) para a qualificação profissional, entre outras atividades para o benefício da comunidade.”

Professor Rinaldo, representando a Assembléia Legislativa, disse que “a importância do Parque Matas do Segredo engloba cultura, esporte e turismo, mas o mais importante é a consciência ambiental.”


FLORESTINHA
Dentro do Parque, a Polícia Militar Ambiental iniciou um projeto chamado Florestinha que atende crianças e adolescentes para desenvolver a consciência ambiental e a cidadania. A parceria com o Governo Estadual, permitiu ao projeto oferecer ainda reforço escolar, aulas de línguas, primeiros socorros, acompanhamento de notas e refeição, sendo que a próxima meta é encaminhar os jovens para o mercado de trabalho. O jornalista Willian Leite, 26, ex-Florestinha, destacou que o trabalho oferecido pela PMA tira jovens da linha de risco e mostra “que há oportunidades, sim, de um futuro melhor”.

O deputado professor Rinaldo parabenizou a Polícia Militar, que “aqui em Mato Grosso do Sul tem cumprido não apenas a sua missão específica de dar proteção à nossa população, mas também, realizado grandes projetos sociais como o Proerd e agora o Florestinha”, destacou.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.