Professor Rinaldo apresenta projeto de Lei que inclui tipo sanguíneo e fator RH nos documentos expedidos pelo Estado

Imagem:
28/04/2015 - 13:27 Por: Ely Silveira    Foto: Roberto Higa

O Ministério da Saúde recomenda a cada cidadão o conhecimento do seu tipo sanguíneo e Fator RH, mas apesar dessa recomendação, muitos brasileiros não sabem informar seu tipo sanguíneo. A informação é extremamente relevante numa emergência médica e a ausência dessa informação pode definir o falecimento de um paciente.

Com base nesse contexto, o líder do Governo, deputado Professor Rinaldo (PSDB), apresentou na sessão desta terça-feira (28), projeto de Lei que obriga a identificação do tipo sanguíneo e fator RH nos documentos expedidos pelo Estado de Mato Grosso do Sul, tais como Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação e Carteira de Identidade Funcional.

Para entrar em vigor, o projeto precisa ser aprovado pela maioria dos deputados estaduais em duas votações distintas e sancionado pelo governador Reinaldo Azambuja.

Conforme professor Rinaldo, a importância do projeto é “eliminar riscos desnecessários, agilizando o atendimento médico emergencial e por fim, salvando vidas, que é o bem mais precioso”.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.