Zé Teixeira defende retaliação a UE pelo embargo da carne

Imagem:
21/02/2008 - 11:03 Por: Assessoria de Imprensa    Foto: Chico Ribeiro

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) defende medidas estratégicas visando fortalecer a exportação da carne brasileira, embargada por decisão da UE (União Européia) alegando questões sanitárias.

A retaliação, segundo o deputado, seria uma forma de atrair o interesse do mercado comum europeu pelo produto brasileiro, que possui o maior rebanho do mundo.

A decisão foi tomada depois de uma disputa em relação ao número de fazendas que o Brasil teria direito de certificar. O problema começou no final do ano passado, quando a UE anunciou que estava impondo novos limites às exportações brasileiras devido a questões sanitárias.

Zé Teixeira, que representa a classe ruralista na Assembléia Legislativa, disse que o embargo da carne é preocupante, embora reconheça que o rebanho brasileiro é de alta qualidade.

“Esse é um momento de muita preocupação, de sobressaltos, de dúvidas, os frigoríficos podem entrar usufruindo disso para jogar o mercado para baixo. O que acontece, hoje é 21% do boi que era exportado, 79% ainda é mercado interno, eu acho que a qualidade tem que ser interna e externa, porque o brasileiro tem que comer carne de boa qualidade, de boa sanidade, porque há risco de contaminação quando o rebanho não é saudável”, explicou.

Para Zé Teixeira, a saída para o impasse seria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retirar o Brasil do mercador europeu para forçar uma negociação visando uma exportação mais competitiva.

“O presidente da República deveria bater na mesa e retirar o Brasil, em vez de deixar eles embargarem tinha que retirar o País do mercado comum europeu para que nós negociássemos individualmente por país, porque a Alemanha não quer isso, a Itália não quer isso, a Rússia não quer isso”, sugeriu, advertindo que a hora que isso acontecer o produto lá fora sobe 50% ou mais no quilo.

“Aí quem vai cobrar dos países o embargo contra o Brasil é a população, que vai sentir no bolso, cada país que quiser importar a nossa carne, vem aqui, conhece nosso rebanho, manda seus veterinários e examina o boi no gancho e importa a carne saudável que ele quiser”, aconselhou o democrata.

Zé Teixeira vê com expectativa estratégia dessa natureza por considerar o produto brasileiro de melhor qualidade comparada com outros paises exportadores. “O que representa a Irlanda no cenário mundial, zero, o que representa a Inglaterra, zero, quase nada, porque o mercado europeu absorve do nosso abate, que é carne nobre”, sentenciou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.