Zé Teixeira garante laboratório de combustível no Estado

Imagem: Deputado Zé Teixeira
Deputado Zé Teixeira
25/02/2008 - 11:09 Por: Assessoria de Imprensa    Foto: Chico Ribeiro

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) recebeu a garantia da permanência do Labcom (Laboratório de Combustível) na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) após interceder junto a bancada federal para impedir o encerramento das atividades do órgão responsável pela coleta e análise da qualidade dos combustíveis que abastecem a frota de veículos no Estado.

A garantia foi dada pelo diretor-geral da ANP (Associação Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, por meio de correspondência enviada ao deputado federal Vander Loubet (PT), que a remeteu à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa.

Na semana passada, Zé Teixeira protocolou junto à Mesa Diretora da Casa indicação pedindo a intermediação dos senadores e os deputados federais que integram a bancada sul-mato-grossense solicitando a permanência do Labcom no Estado.

Em responsta, o diretor-presidente da ANP esclareceu que o Labcom permanecerá com suas atividades na UFMS após conclusão do processo licitatório, no entanto, informou que designou o laboratório CPT, com sede em Brasília, para realizar o trabalho de monitoramento no Estado até a conclusão do processo de licitação.

Ameaça

A preocupação de Zé Teixeira, ao apresentar indicação, deve-se ao fato de ele ter recebido correspondência da Câmara de Vereadores de Campo Grande, que alertou, por meio de documento, que no próximo dia 24 de outubro o contrato com o Labcom se extinguirá, cessando os trabalhos do laboratório.

“O Labcom – UFMS, Laboratório de Combustível da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul é o órgão responsável pela coleta e análise da qualidade dos combustíveis que abastecem a frota circulante no Estado e face à ameaça iminente de encerramento de suas atividades, a classe política de Mato Grosso do Sul, apreensiva pela perda que poderá acarretar à sociedade consumidora, pede por gestões no âmbito federal junto à Associação Nacional do Petróleo, pela continuidade de seus trabalhos”, justifica o parlamentar em sua indicação.

Segundo Zé Teixeira, o laboratório tem contribuído para inibir e praticamente banir as fraudes e adulterações em combustíveis comercializados no Estado.

“Esta é uma conquista para nossa sociedade que não podemos perder, pois os índices médios de combustível fora dos padrões caíram no período de maio a julho do ano passado, de 2,6% para 1,44% neste ano, totalizando um recuo de 44% de casos de fraudes, resultado de um trabalho sério a favor de nosso consumidor, a que pedimos pelo empenho de toda a classe política junto à ANP, garantindo a continuidade das atividades do Labcom-UFMS”, diz trecho da indicação do parlamentar.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.