Zé Teixeira quer agilidade na confecção de placas

Imagem: Zé Teixeira
Zé Teixeira
02/04/2008 - 17:53 Por: Assessoria parlamentar    Foto: Chico Ribeiro

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM), está cobrando maior agilidade do Detran, no tocante a confecção de placas de veículos, quando de transferências intermunicipais e interestaduais.

Recentemente recebeu reivindicação de despachantes de e usuários de Dourados. Eles reclamam que o Detran leva mais de 30 dias para entregar uma nova placa. De acordo com recente resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os veículos quando transferidos têm que terem substituídas além da tarjeta, a placa.

“Isso tem causado transtornos em virtude da longa demora na liberação das placas, feitas atualmente em Campo Grande”, disse o despachante Jorge Sampati, vice-presidente da Associação dos Despachantes de Dourados.

Segundo ele, quando um veículo usado é comercializado e o proprietário tem que fazer documentação, o Detran exige a tarjeta com o nome da cidade onde reside o novo proprietário e ainda uma nova placa.

Sampati relata que vários despachantes receberam reclamações de proprietários que ficam com receio de trafegar, pois tem medo de serem multados, nesse intervalo de tempo. Eles têm no documento do veículo o nome de uma cidade e a tarjeta de outra.

O diretor do Detran, Carlos Henrique Santos Pereira, disse na sexta-feira, quando questionado por Zé Teixeira, que em uma semana o problema será resolvido e que as empresas credenciadas tem que entregar as placas no mesmo dia.

Segundo consta, o proprietário paga junto com as demais despesas de transferência, uma taxa de R$ 33,84 pela nova placa. Mas se não quiser correr o risco de ser multado, tem a opção de mandar confeccionar uma de alumínio, esta feita em Dourados e na hora. Só que o proprietário tem que desembolsar mais R$ 50,00, valor este pago direto a empresa credenciada.

Zé Teixeira diz estranhar a situação e questiona: “por que a placa do Detran demora tanto tempo para ser liberada e tem que ser feita em Campo Grande, se a placa de alumínio, sai no mesmo dia”. Zé Teixeira vai mais além: “se a empresa é credenciada, pode ela confeccionar tanto a placa padrão do Detran, como a de alumínio”.


O deputado disse que espera que o impasse seja solucionado, caso contrário pedirá o descredenciamento de todas as empresas que prestam serviços ao Detran, estas estabelecidas no interior do Estado, já que em Campo Grande, independente de placa ser de alumínio ou padrão do Detran, são liberadas no mesmo dia.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.