Zé Teixeira quer festa de Santa Rita de Cássia no calendário

Imagem: Zé Teixeira
Zé Teixeira
06/08/2009 - 07:48 Por: Willams Araújo    Foto: Chico Ribeiro

Projeto de lei, de autoria do deputado estadual Zé Teixeira (DEM), inclui no "calendário cívico e cultural" de Mato Grosso do Sul, a Festa de Santa Rita de Cássia, realizada no município de Nioaque.

Oficialmente, a devoção a Santa Rita de Cássia como padroeira de Nioaque foi estabelecido no ano de 1877.

Em comemoração a esta devoção, realiza-se anualmente no mês de maio a tradicional Festa de Santa Rita Cássia, tão amada e venerada pelo povo local.

A instituição da data festiva do aniversário da fundação da cidade de Nioaque foi introduzida no dia 22 de maio de 1957, por sugestão do cidadão Adão Villas Bôas e Américo Bernardes, ao então prefeito Hortêncio Gomes, para junto comemorar os festejos religiosos de Santa Rita de Cássia.

Para o deputado, o festejo religioso, além de tradicional, apresentava um significado maior que o da festa política. Festejos sobre a fundação de Nioaque estavam incorporados às festividades religiosas de Santa Rita de Cássia.

Data de 22 de maio como data da fundação da cidade, começou a ser incorporadas no calendário das festas municipais, a partir dia 11 de outubro de 1977, quando da divisão de Mato Grosso e criação de Mato Grosso do Sul. A partir de 1979, com a instalação do novo governo, os municípios sul-mato-grossense começaram a buscar o resgate da sua história política.

Para abrilhantar os festejos religiosos de Santa Rita de Cássia, os idealizadores introduziram nesta data a comemoração do aniversário da cidade de Nioaque como um ato histórico e político.

Em sua justificativa, Zé Teixeira destaca que, "por tratar-se de um evento religioso, os lucros arrecadados são voltados à manutenção do Santuário, sendo um local muito especial, de graças de impulso para a vida espiritual e de conversão a Jesus".
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.