Zé Teixeira pede laboratório para União de Deficientes Físicos

Imagem: Zé Teixeira
Zé Teixeira
12/02/2010 - 13:51 Por: Willams Araújo    Foto: Chico Ribeiro

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) solicita a liberação de recursos federais a fim de implantar um laboratório de órtese e prótese na UNIFIG (União dos Deficientes Físicos de Iguatemi).

A proposta também inclui a instalação de um laboratório de podoposturologia, com todos os equipamentos específicos, para atender a associação localizada no município de Iguatemi.

Por meio da Mesa Diretora, Zé Teixeira encaminhou documento nesse sentido aos senadores e aos deputados federais que representam Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional.

Zé Teixeira explica que a União dos Deficientes Físicos de Iguatemi tem como uma de suas principais metas a concretização do projeto de instalação desses dois laboratórios, com objetivo de oferecer aos pacientes e ao grupo da terceira idade sob sua assistência uma alternativa inovadora.

“É uma área da fisioterapia que atua com base nos princípios da neurofisiologia da postura humana”, diz.

O deputado destaca que a UNIFIG é uma entidade sem fins lucrativos, que atende aos pacientes com patologias de ordem neurológicas como AVC, Parkinson, Hidrocefalia, Paralisia Cerebral e outras, totalmente gratuitas.

Com base nos trabalhos prestados, a UNIFG hoje atende aproximadamente 89 pacientes, contando com recursos de um convênio por meio do Fundo de Investimento Social, outro da Secretaria de Assistência Social, com promoções, doações da sociedade e apoio do Juizado Especial de Iguatemi.

A entidade, observa Zé Teixeira, também mantém um centro de equoterapia, fisioterapia, fonoaudiologia e piscina aquecida.

O deputado garante que, apesar disso, os recursos não são suficientes para a implantação dos laboratórios que precisam, com os equipamentos específicos.

Segundo ele, a implantação deste projeto na área da saúde favorecerá a toda a comunidade do município de Iguatemi e região, com melhor qualidade no tratamento específico e prevenção em questão da postura humana, principalmente aos portadores de deficiência física e pessoas da terceira idade, de maneira totalmente gratuita, inclusive com transporte para os pacientes que necessitarem.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.