Zé Teixeira quer ampliação do projeto Casa da Costura em Nova América

Imagem: Zé Teixeira
Zé Teixeira
07/04/2010 - 16:03 Por: Assessoria de imprensa    Foto: Chico Ribeiro

A associação de moradores de Nova América desenvolve o projeto “Casa da Costura”, profissionalizando anualmente 100 mulheres. Porém por falta de recursos para ampliação, o projeto não está conseguindo atender uma demanda maior.

Sabendo a importância social desses cursos, o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) solicitou a formalização do convênio com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social.

De acordo com o parlamentar, a associação desenvolve oficinas de artesanatos e ministra seminário sobre noções de associativismo.“Eles oferecem cursos semi-profissionalizantes para as famílias de baixa renda, dando a oportunidade de ter um ganho extra para melhorar na qualidade de vida dessas famílias”, ressaltou.

A assistente social Regiane Alves, responsável pelo projeto, contou que um dos maiores problemas enfrentado pelo município é o desemprego, sem falar no elevado índice de analfabetismo. “Através do projeto, as mulheres menos favorecidas participam dos cursos de artesanatos manuais, desta forma são inseridas no mercado de trabalho, política e sociedade”, relatou.

Para Teixeira, essa é uma oportunidade das mulheres se inserirem no mercado e amenizar a desigualdade social na comunidade. “Cursos dessa natureza são essenciais para o desenvolvimento econômico do município e das famílias”, disse o deputado.

Associação – Fundada em dezembro de 2004 no distrito de Nova América, município de Caarapó, a associação tem como objetivo estimular a solidariedade na comunidade entre os moradores visando melhorar as condições de vida. Para ampliação do projeto, ela precisa de R$ 100 mil que serão investidos na aquisição de equipamentos, matéria prima, pagamento dos recursos humanos, alimentação, locação do espaço físico para eventos e oficinas. Eles pretendem realizar feiras a venda do artesanato.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.