Teixeira critica o fechamento das rodovias pelos sem-terras no Estado

Imagem:
22/03/2011 - 16:02 Por: Karin Seben    Foto: Wagner Guimarães

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) criticou, na sessão desta terça-feira, o fechamento das rodovias pelos sem-terras, durante manifestação para a acelerar o processo de reforma agrária no Estado. O parlamentar alegou que essas ações ferem o direito de ir e vir do cidadão, conforme prevê a Constituição Federal. “Os movimentos sociais têm toda a liberdade para se manifestarem desde que respeitem o direito do próximo. Não é justo prejudicar os motoristas que precisam transitar pela estrada nem mesmo os produtores que utilizam as estradas para escoar a safra”, ressaltou.

Teixeira também fez duras críticas sobre o modelo de reforma agrária existente no País que, segundo o parlamentar, não gera renda nem privilegia quem trabalha. “É um processo ineficiente, que acaba contemplando muitas pessoas de má fé, interessadas apenas na venda da terra. Acredito que temos que passar a limpo a reforma agrária e implantar um modelo eficiente, com políticas agrícolas e assistência técnica visando o fortalecimento da agricultura familiar para quem realmente quer produzir”, enfatizou.

Conforme o deputado, o Governo Federal chega a gastar cerca de R$ 120 mil para assentar uma família. Depois de assentado, o sem-terra comercializa o lote ilicitamente por R$ 30 mil. Devido as irregularidades e suspeitas de fraudes no Estado, o processo de reforma agrária foi suspenso no início deste ano.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.