Deputado quer implantar Polícia Comunitária em Dourados

07/04/2012 - 08:45 Por: Assessoria de Imprensa   

Baseada numa estratégia organizacional fundamentada na parceria entre a população e as instituições de segurança pública, a Política Comunitária busca trabalhar em conjunto com a comunidade visando priorizar e resolver os problemas que afetam a segurança. Para reduzir a criminalidade em Dourados, o deputado estadual Zé Teixeira (Democratas) solicitou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança pública a implantação do programa “Polícia Comunitária” nos bairros afastados da área central.
O crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social acentuam os problemas relativos à criminalidade e dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A Polícia Comunitária prevê o estreitamento da relação com a população, com caráter preventivo, visando não apenas reduzir o número de crimes, mas também diminuir o dano da vítima e da comunidade.
Teixeira diz que Dourados está em franco desenvolvimento o que gera o aumento populacional e consequentemente, aumenta o índice de criminalidade na cidade. “O papel da polícia comunitária é dar um enfoque mais amplo visando à resolução de problemas por meio da prevenção. A polícia se ocupa mais com os problemas e as preocupações dos cidadãos”, ressalta.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.